Robótica Criativa: desenvolvimento de projetos de engenharia com crianças e jovens

  • Gabriel Santclair UFRJ
  • Julia Godinho UFRJ
  • Janaina Gomide UFRJ

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de projetos de engenharia para o ensino de programação e robótica com crianças e jovens. Além disso, esse artigo propõe uma metodologia para as aulas que associa ciência, tecnologia, artes e engenharia para a confecção de protótipos dos projetos com materiais de baixo custo. Foram desenvolvidos quatro projetos: semáforo, ponte levadiça, braço mecânico e casa inteligente. Um total de 71 crianças e jovens participaram das atividades de forma engajada e mais de 90% deles disseram gostar da experiência realizada e desejam aprender mais sobre programação.
Palavras-chave: Robótica, Programação, Engenharia

Referências


Braga, L. V., Braga, D. V., Gusmao, A., Souza, C., and Gualberto-Leite, N. (2018). Programchildren: Levando tecnologia para crianças de uma escola pública. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 295.

Cafiero, C., Pinheiro, J. V., and Gomide, J. (2018). Avaliaçã das ferramentas utilizadas em um curso de programação para crianças: Percepções dos alunos e seus instrutores. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 51.

Carlos, L., Godinho, J., and Gomide, J. (2018). Um relato de experiência da escola de verão de programação para crianças. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 41.

Cunha, F. and Nascimento, C. (2019). Uma abordagem baseada em robótica para ensinar fundamentos da computação na edução básica. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1):735.

França, R. and Tedesco, P. (2019). Pensamento computacional: Panorama dos grupos de pesquisa no brasil. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 30(1):409.

Godinho, J., Torres, K., Batista, G., Andrade, E., and Gomide, J. (2017). Projeto aprenda a programar jogando: Divulgando a programação de computadores para crianças e jovens. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

Komm, D., Regez, A., Hauser, U., Gassner, M., Lütscher, P., Puchegger, R., and Kohn, T. (2020). Problem solving and creativity: Complementing programming education with robotics. In Proceedings of the 2020 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 259–265.

Marques, M. R., Quispe, A., and Ochoa, S. F. (2014). A systematic mapping study on practical approaches to teaching software engineering. In Proceedings of IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.

Santos, F. L., Nascimento, F. M. S., and Bezerra, R. M. (2010). Reduc: A robótica educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnológicos. In Anais do Workshop de Informatica na Escola, volume 1.

Souza, S. and Castro, T. (2016). Investigação em programação com scratch para crianças: uma revisão sistemática da literatura. In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), volume 5, page 1078.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTCLAIR, Gabriel; GODINHO, Julia; GOMIDE, Janaina. Robótica Criativa: desenvolvimento de projetos de engenharia com crianças e jovens. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 101-110. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.101.