Jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Computadores no ensino básico

  • Daiane Cristina Mendes Gonçalves UFPR
  • Carlos Roberto Beleti Junior UFPR
  • Mayte Gouvea Coleto Bezerra UFPR

Resumo


Os currículos formais da Educação Básica, em geral, não apresentam conceitos de Computação em suas grades e quando o fazem, é por meio de iniciativas de projetos extracurriculares mais focados no ensino de lógica ou programação. Nesse sentido, este trabalho apresenta um jogo de tabuleiro sobre os conceitos de Arquitetura de Computadores (AC), desenvolvido por uma estudante do curso de e aplicado à 56 alunas(os) de instituições públicas de ensino básico com idades entre 9 a 17 anos. Os experimentos mostraram a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro para o ensino de AC, mais precisamente hardware, que, em geral, são conteúdos acessíveis apenas no ensino formal, em nível técnico ou superior.
Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Arquitetura de computadores, Ensino básico

Referências


Barroso, R., Santos, A. R., & Machado, V. (2019, November). Loop-Tabuleiro Lógico: uma proposta de ensino com Computação Desplugada. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1,p. 628).

Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged–Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto, 3-45.

Bezerra, G., Barbosa, M., Alves, S., & da Silva Coutinho, J. C. (2017). Ensino de computação no ensino médio utilizando técnicas da Computação Desplugada: um relato de experiência. In II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+ E 2017)

Brasil. Ministério da Educação –Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 19set. 2020.

Fialho, Neusa Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso nacional de educação. 2008.

Gresse von Wangenheim, C., Araújo e Silva de Medeiros, G., Missfeldt Filho, R., Petri, G., da Cruz Pinheiro, F., F. Ferreira, M., & Hauck, J. (2020). Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03), 310. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.310.

Guarda, G., & Goulart, I. (2018, October). Jogos lúdicos sob a ótica do pensamento computacional: Experiências do projeto logicamente. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p.486).

Pereira, Ricardo Francisco; Fusinato, Polônia Altoé; Neves, Marcos Cesar Danhoni. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências, Florianópolis, v. 8, 2009.

Rodrigues, A. N., & de Oliveira Lopes, R. H. (2017, July). Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.

Santana, B. L.; Araújo, L. G. J. & Bittencourt, R. A. (2019, July). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 21-30). SBC.

Santos, J. C. O., & da Silva Figueiredo, K. (2016, July). Computasseia: Um Jogo para o ensino de História da Computação. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (pp. 31-40). SBC.

Savi, R. (2011). Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento. Tese (Doutorado) -Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Daiane Cristina Mendes; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; BEZERRA, Mayte Gouvea Coleto. Jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Computadores no ensino básico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 141-150. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.141.