Jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Computadores no ensino básico

  • Daiane Cristina Mendes Gonçalves UFPR
  • Carlos Roberto Beleti Junior UFPR
  • Mayte Gouvea Coleto Bezerra UFPR

Resumo


Os currículos formais da Educação Básica, em geral, não apresentam conceitos de Computação em suas grades e quando o fazem, é por meio de iniciativas de projetos extracurriculares mais focados no ensino de lógica ou programação. Nesse sentido, este trabalho apresenta um jogo de tabuleiro sobre os conceitos de Arquitetura de Computadores (AC), desenvolvido por uma estudante do curso de e aplicado à 56 alunas(os) de instituições públicas de ensino básico com idades entre 9 a 17 anos. Os experimentos mostraram a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro para o ensino de AC, mais precisamente hardware, que, em geral, são conteúdos acessíveis apenas no ensino formal, em nível técnico ou superior.
Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Arquitetura de computadores, Ensino básico

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Publicado
24/11/2020
GONÇALVES, Daiane Cristina Mendes; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; BEZERRA, Mayte Gouvea Coleto. Jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Computadores no ensino básico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 141-150. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.141.