Potencialidades do pensamento computacional em sala de aula: um relato de experiência do IF Baiano, campus Catu
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) tem atraído o interesse de muitos pesquisadores ao redor do mundo. No Brasil, ainda há uma lacuna na popularização do PC na educação básica. Este artigo apresenta uma estratégia de disseminação do PC no ambiente acadêmico por meio de atividades que estimulam a compreensão e utilização dos pilares do PC: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. As atividades propostas foram aplicadas durante o evento F5 Imersão realizado no IF Baiano, campus Catu, em formato de Workshop com duração de 4 (quatro) horas e teve seis participantes, entre professores e estudantes. Ao final do Workshop foi possível afirmar que iniciativas como esta contribuem com a difusão do pensamento computacional em nosso país.
Palavras-chave:
computational thinking, classroom, unplugged activity, workshop
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
CONCEIÇÃO, Diêgo; DURÃES, Gilvan.
Potencialidades do pensamento computacional em sala de aula: um relato de experiência do IF Baiano, campus Catu. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 229-238.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.229.