Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores

Resumo


O ensino de Física pode ser considerado difícil devido a tantos cálculos, gráficos e números. Às vezes, a capacidade de associação das fórmulas e do conteúdo teórico com o cotidiano não acontece de forma clara pra os alunos. Além disso, o ensino de Programação de Computadores também se torna difícil para os alunos, pois muitas vezes lhes faltam habilidades de resolverem problemas por meio de um computador. Logo, o objetivo deste trabalho é facilitar o ensino de Física e Programação de Computadores por meio da Cultura Maker, no processo faça-você-mesmo (DIY). Como estudo de caso, criamos uma estação meteorológica portátil com Arduino, de forma que os alunos pudessem relacionar assuntos de Termodinâmica com Programação de Computadores, buscando melhorar a forma de raciocínio e visibilidade com o auxílio da Física teórica, a Cultura Maker e o cotidiano. Nesse experimento, participaram alunos do segundo ano de um curso técnico de Ensino Médio em Eletrônica. Os resultados obtidos e o relato das experiências mostram a viabilidade da proposta.
Palavras-chave: Ensino de Física, Cultura Maker, Ensino de Programação

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Publicado
24/11/2020
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MELO, Larissa; BREMGARTNER, Vitor; SOUZA, Daniel. Estação Meteorológica Portátil com Cultura Maker Interdisciplinar para Ensino de Física e Programação de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 259-268. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.259.