Oficinas de formação para professores utilizando a linguagem de programação Scratch

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar as experiências oriundas de oficinas de introdução à linguagem Scratch com professores de uma escola da rede pública de ensino de Alagoas. Consideramos a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de 23 docentes. Os instrumentos para a coleta de dados foram o questionário e a observação participante. Para análise dos dados, optamos por adotar a Análise Temática. Consideramos as oficinas com Scratch como uma potente estratégia no processo de formação continuada, de modo a proporcionar outras possibilidades de operar com recursos digitais.
Palavras-chave: Continuing Education, Digital Technologies, Scratch

Referências


Acerca do Scratch. (2020). Disponível em: https://scratch.mit.edu/about. Acesso em: 03 jul. 2020.

Leitão, D. A., and Castro, J. B. (2018). A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018). Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8276. Acesso em: 27 jun. 2020.

Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos da metodologia científica, São Paulo: Atlas, 5ª edição

Rocha, A. K. de O., Prado, M. E. B. B. (2014). Uma Abordagem Tecnológica na Formação do Professor de Matemática. Revista Tecnologias na Educação, v. 6, n. 11. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Rel2-ano6-vol11-dezembro2014.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.

Sampiere, R. H., Collado, C. F., and Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia da pesquisa, Porto Alegre: Penso, 5ª edição.

Scratch Brasil. Você conhece o Scratch? Disponível em: http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/sobre-o-scratch.html. Acesso em: 03 jul. 2020.

Silva, T. R., Araujo, G. G., and Aranha, E. H. S. (2014). Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação – um Relato de Experiência. In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). Anais do XX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014). Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3121. Acesso em: 27 Jun. 2020.

Silva, A. M. S., Moraes, D. A. S. S., and Batista, S. C. F. (2014). Objetos de Aprendizagem em Scratch para Estudo de Saneamento Básico: Percepções de Alunos e Professores. In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). Anais do XX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014). Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3120. Acesso em: 27 Jun. 2020.

Soares, E. M. S., and Luciano, N. A. (2004). Formação continuada de professores no contexto das tecnologias digitais. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 11., 2004, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: ABED. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/016-TC-A2.htm. Acesso em 26 jul. 2020.

Venancio, V., and Abdounur, O. (2015). J. A “leitura” do software de programação Scratch realizada pelo professor: uma pesquisa em ação. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2015). Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6299. Acesso em: 27 Jun. 2020.

Yin, R. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos, Porto Alegre: Bookman, 5ª edição.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Adilson Rocha; MENEZES, Suzy Kamylla de Oliveira; FRANCISCO, Deise Juliana. Oficinas de formação para professores utilizando a linguagem de programação Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 379-388. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.379.