Oficinas de formação para professores utilizando a linguagem de programação Scratch

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar as experiências oriundas de oficinas de introdução à linguagem Scratch com professores de uma escola da rede pública de ensino de Alagoas. Consideramos a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de 23 docentes. Os instrumentos para a coleta de dados foram o questionário e a observação participante. Para análise dos dados, optamos por adotar a Análise Temática. Consideramos as oficinas com Scratch como uma potente estratégia no processo de formação continuada, de modo a proporcionar outras possibilidades de operar com recursos digitais.
Palavras-chave: Continuing Education, Digital Technologies, Scratch

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Publicado
24/11/2020
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FERREIRA, Adilson Rocha; MENEZES, Suzy Kamylla de Oliveira; FRANCISCO, Deise Juliana. Oficinas de formação para professores utilizando a linguagem de programação Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 379-388. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.379.