ANE - Jogos Educativos para Auxiliar Crianças com Deficiência Intelectual no Aprendizado do Alfabeto, Numerais e Emoções

  • Juliana Ferreira Bentes Universidade Federal do Pará
  • Fabiola Pantoja Oliveira Araújo Universidade Federal do Pará
  • Yomara Pinheiro Pires Universidade Federal do Pará

Resumo


Este trabalho propõe facilitar a alfabetização, reconhecimento dos numerais e das emoções humanas em crianças com Deficiência Intelectual, através de um aplicativo de jogos lúdicos adaptados às necessidades e dificuldades do público-alvo. Para a realização deste projeto foram coletados dados relativos ao Atendimento Educacional Especializado prestado no município de , no intuito de levantar os requisitos do sistema e identificar potenciais usuários da ferramenta desenvolvida. Após a realização de testes junto aos usuários finais, obtiveram-se dados suficientes que amparam a justificativa e motivação do projeto desenvolvido, assim como também atingiram-se resultados satisfatórios ao alcançar os objetivos previamente definidos com 100% dos usuários afirmando que o aplicativo é uma boa ferramenta de auxílio para responsáveis e profissionais de educação especial no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes portadores de Deficiência Intelectual.
Palavras-chave: deficiência intelectual, inclusão, acessibilidade, aplicativo, inclusão digital, jogos educativos, tecnologia assistiva, engenharia de software

Referências


SILVA, Raquel C. & MONTEIRO, Claudia F. Cromoterapia: um importante recurso terapêutico para a terapia ocupacional. Universidade do Vale do Paraíba -Univap, Faculdade de Ciências da Saúde –FCS, 2013.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

MOURA, D. L. L., Filho, D. L. S. O., Silva, A. J. G., Paiva, P. V. V., Sales, T. B. M., Cavalcante, R. C., Queiroz, F. S. (2016). TEO: Uma suíte de jogos interativos para apoio ao tratamento de crianças com autismo. In Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016).

GOBBO, M., BARBOSA, C., MORANDINI, M., MAFORT, F. Aplicativo para Ganho de Vocabulário e Auxílio na Alfabetização destinado às Crianças com Transtorno do Espectro Autista. In Anais do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2019.

VASCONCELOS, M. M. Retardo mental. Jornal de pediatria, Porto Alegre, v. 80, n.2, p. S71-S82. Abr. 2004.

SIERRA. (2019). Construct2. http://www.castanha.pa.gov.br/secretarias/#Educacao, acesso em 05/03/19.

BERSH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2017, Porto Alegre – RS, disponível em www.assistiva.com.br (acesso em 06/09/18).

TÉDDE, S. Crianças com Deficiência Intelectual: a aprendizagem e a inclusão. Americana: Centro universitário Salesiano de SP, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISAL – SP.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.BrainyMouseFoundation.BrainyMouse&hl=pt, acesso em 04/03/2019

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BENTES, Juliana Ferreira; OLIVEIRA ARAÚJO, Fabiola Pantoja; PIRES, Yomara Pinheiro. ANE - Jogos Educativos para Auxiliar Crianças com Deficiência Intelectual no Aprendizado do Alfabeto, Numerais e Emoções. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 399-408. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.399.