Tecendo Espaços e Experiências no Campo da Robótica Educacional para Fomentar o Interesse de Meninas pela área de Computação

  • Cristina Paludo Santos URI
  • Denilson da Silva URI
  • Alexandre Roque URI
  • Juliana Weinert de Lima URI
  • Marina de Souza Dal Ben URI

Resumo


Este artigo descreve uma experiência realizada com alunas do ensino médio de escolas públicas e privadas em um município do Rio Grande do Sul, com o intuito de estimular o pensamento computacional e aproximá-las da área de computação. A estratégia utilizada concentra-se na aplicação da robótica educacional como forma de ampliar as possibilidades, buscando o aprendizado por meio da reflexão individual e da interação em grupo. Uma descrição da metodologia aplicada e dos resultados alcançados é apresentada de modo que a experiência possa ser aprimorada e replicada.

Referências

Atmatzidou, Soumela; Demetriadis, Stavros. Advancing students’ computational thinking skills through educational robotics: A study on age and gender relevant differences. Robotics and Autonomous Systems, v. 75, p. 661–670, jan. 2016.

Bocconi, Stefania et al. Developing Computational Thinking in Compulsory Education. [S.l: s.n.], 2016.

Grover, Shuchi; Pea, Roy. Computational Thinking in K–12. Educational Researcher, v. 42, n. 1, p. 38–43, jan. 2013. Guedes, Vanessa; Lima, Ana Paula; Roos, Carine. A Revolução das Mulheres (2016). Disponível em: http://link.estadao.com.br/blogs/faca-voce-mesma/a-revolucao-das-mulheres/. Acesso em: 9/1/2017

Ramos, José Luís; Espadeiro, Rui Gonçalo. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, NULL, v. 7, n. 2, p. 4–25, 2014.

Lima, Michelle Pinto. As mulheres na Ciência da Computação. Estudos Feministas, Florianópolis, 21(3): 496, setembro-dezembro, 2013.

Maciel, C. and Bim, S. A. (2016) Programa Meninas Digitais - Ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio, In: Computer on the Beach 2016, Florianópolis, SC. pp.327-336, 2016

Yurdugül, Halil; Aşkar, Petek. Learning Programming, Problem Solving and Gender: A Longitudinal Study. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 83, p. 605–610, 2013.

Santos, Cristina Paludo, et al. "Desafio de programação para meninas do ensino médio: Um relato de experiência." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 23. No. 1. 2017.

Santos, Cristina Paludo, et al. "Desenvolvimento de Jogos Digitais como uma Estratégia para Despertar Novos Talentos: Um Relato de Experiência." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 24. No. 1. 2018.

Sullivan, Amanda; Bers, Marina Umaschi. Gender differences in kindergarteners’ robotics and programming achievement. International Journal of Technology and Design Education, v. 23, n. 3, p. 691–702, 11 ago. 2013.

Kalelioğlu, Filiz. A new way of teaching programming skills to K-12 students: Code.org. Computers in Human Behavior, v. 52, p. 200–210, nov. 2015.

Selby, Cynthia C. Computational Thinking : The Developing Definition. 2013, Canterbury, England: University of Southampton (E-prints), 2013. p. 6pp. Disponível em: <https://eprints.soton.ac.uk/356481/>.

Vallance, Michael; TOWNDROW, Phillip A. Mapping Computational Thinking for a Transformative Pedagogy. Cham: Springer International Publishing, 2018.

Wing, Jeannette M.; Stanzione, Dan. Progress in computational thinking, and expanding the HPC community. Communications of the ACM, v. 59, n. 7, p. 10–11, 24 jun. 2016.
Publicado
11/11/2019
SANTOS, Cristina Paludo; DA SILVA, Denilson; ROQUE, Alexandre; LIMA, Juliana Weinert de; BEN, Marina de Souza Dal. Tecendo Espaços e Experiências no Campo da Robótica Educacional para Fomentar o Interesse de Meninas pela área de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 09-18. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.9.