Jogo Corrida das Frações - Ludicidade e Pensamento Computacional

  • Graziela Guarda Universidade Católica de Brasília
  • Caroline dos Santos Gonçalves Universidade Católica de Brasília
  • Lidia Raquel Rocha Cunha Universidade Católica de Brasília

Resumo


O presente estudo apresenta um relato de experiência acerca de um jogo lúdico "Corrida das Frações". A experiência foi oriunda do conjunto de atividades do projeto de pesquisa Logicamente, cujo enfoque é desenvolver uma metodologia educacional e objetos de aprendizagem utilizando as premissas das aprendizagens criativas, pensamento computacional, cultura maker, computação desplugada e robótica educacional como pilares para a Educação Básica. Neste sentido, o jogo explora de maneira criativa e lúdica as frações matemáticas em suas diferentes vertentes desenvolvendo conjuntamente habilidades do pensamento computacional. A experiência foi considerada exitosa e o reforço matemático dos conteúdos abordados um diferencial.

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Publicado
11/11/2019
GUARDA, Graziela; GONÇALVES, Caroline dos Santos; CUNHA, Lidia Raquel Rocha. Jogo Corrida das Frações - Ludicidade e Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 19-28. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.19.