Modelo Pedagógico ML-SAI: Uma Atividade Experimental no Ensino Médio
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o modelo pedagógico ML-SAI, que foi fundamentado na teoria da Sala de Aula Invertida (SAI) e visa orientar atividades de m-learning, relatando sua experimentação em uma atividade do Ensino Médio. Assim, este artigo a princípio define os modelos pedagógicos, os aspectos relacionados à m-learning e a teoria SAI, apresenta a estrutura e estratégias do ML-SAI. Em seguida descreve a sua aplicação, especificando os recursos pedagógicos utilizados e os procedimentos metodológicos adotados. Por fim, apresenta os resultados encontrados, promovendo algumas reflexões e considerações sobre o mesmo.
Referências
Behar, P. A., Passerino, L., and Bernardi, M. (2007). Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.5, n. 2, p. 1-12.
Bergmann, J., and Sams, A. (2018). Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 116 p.
Cardoso, A. L. M. S., and Burnham, T. F. (2010). Efetividade de um Modelo Pedagógico para um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1-10.
Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 7 eds. 248 p.
Gómez, A. I. P. (2015). Educação na era digital – a escola educativa. Porto Alegre: Editora Penso; 1ª ed., 192 p.
Martins, E. R., Geraldes, W. B., Afonseca, U. R., and Gouveia, L. M. B. (2018). Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 1, p. 1-10.
Martins, E. R., Gouveia, L. M. B., Afonseca, U. R., and Geraldes, W. B. (2019). Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 522 - 530.
Martins, E. R.; Gouveia, L. M. B. (2019). M-Learning e Sala de Aula Invertida: Construção de um Modelo Pedagógico (ML-SAI). In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Inquietações e proposituras na formação docente. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, v. 1, p. 184-192.
Silva, F. C. M., Lima, A. S., and Andriola, W. B. (2016). Avaliação do suporte de TDIC na formação do pedagogo: Um estudo em Universidade Brasileira. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 14, n. 3, p. 77-93.
Tourón, J., Santiago, R., and Díez, A. (2014). The Flipped Classroom: Cómo convertir la escuela en un espacio de aprendizaje. Barcelona: Grupo Océano, Editora Digital Text; 1 Ed., 178 p.
Unesco. (2014). O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO.
Wains, S. I., and Mahmood, W. (2008). Integrating m-learning with e-learning. 9th ACM SIGITE Conference on Information Technology Education, Cincinnati, USA, p. 31-38.
Yin, R. K. (2014). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 5ª ed., 320 p.