Uso de Aplicativos Educacionais - Experiências com Aprendizagem Criativa na Educação Básica

  • Graziela Guarda Universidade Católica de Brasília
  • Lidia Raquel Rocha Cunha Universidade Católica de Brasília
  • Caroline dos Santos Gonçalves Universidade Católica de Brasília

Resumo


A criatividade é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo, pessoas criativas são curiosas e gostam de explorar ideias, por conta disso, tendem a serem inovadoras na resolução de problemas. A literatura tem buscado encontrar formas de incentivar a criatividade em sala de aula e apresentado fundamentos da Aprendizagem Criativa, que tenta entender, experimentar e caracterizar metodologias e ambientes de aprendizagem capazes de promover a criatividade. Neste sentido, o artigo mostra uma estratégia metodológica para o ensino de lógica de programação e raciocínio lógico com o uso dos aplicativos Silent Teacher - Hour of Code e Scratch que foram utilizados para treinamento e práticas de exercícios para compor a construção do conhecimento embasado pela teoria dos 4P´s da Aprendizagem Criativa no âmbito escolar.

Referências

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Publicado
11/11/2019
GUARDA, Graziela; CUNHA, Lidia Raquel Rocha; GONÇALVES, Caroline dos Santos. Uso de Aplicativos Educacionais - Experiências com Aprendizagem Criativa na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 138-147. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.138.