Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio ao Processo de Alfabetização

  • Sivaldo Joaquim de Santana Universidade Federal de Alagoas
  • Wilk Oliveira Universidade de São Paulo

Resumo


Apesar do interesse dos docentes de diferentes níveis educacionais em utilizar jogos digitais para potencializar os processos de ensino e aprendizagem, o uso efetivo desses recursos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I ainda é um grande desafio. Esse artigo tem por objetivo relatar a experiência da utilização de jogos digitais educativos no processo de alfabetização de 87 estudantes com 6 e 7 anos de idade em uma escola de Educação Básica, visando verificar o impacto desses jogos no desempenho dos estudantes. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa com ênfase na observação participante como técnica de coleta de dados. Como resultados, verificou-se que o uso de jogos digitais educativos aumentou a motivação, engajamento, atenção e impactou positivamente no desempenho de aprendizagem dos estudantes.

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Publicado
11/11/2019
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SANTANA, Sivaldo Joaquim de; OLIVEIRA, Wilk. Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio ao Processo de Alfabetização. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 148-157. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.148.