Robótica na educação não é um bicho-papão: relato de experiência na rede pública municipal
Resumo
A robótica educacional é uma ferramenta inovadora de aprendizagem significativa que traz benefícios para aquisição de conceitos, de forma interdisciplinar. O objetivo foi verificar a contribuição da robótica como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem, através de oficinas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com diário de bordo e observação participante para coleta de dados. Concluiu-se que a robótica aplicada em uma escola pública traz benefícios desde a autonomia e protagonismo até a ressignificação de papéis de professores e alunos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências que transcendem a delimitação das disciplinas escolares.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 03 de mai. 2019.
CRUZ, Sérgio Manuel Serra da et al. Hajime: O relato de um experimento em robótica educacional de baixo custo. (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), p. 176-179, nov. 2007. Disponível em: <https://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/650>. Acesso em: 07 set. 2019.
CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de Oliveira. O Uso das Tecnologias Educacionais Como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. III Jornada Didática: Desafios Para a Docência. II Seminário de pesquisa do CEMAD. Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR, 2014.
FIORIO, Rosaine et al. Uma experiência prática da inserção da robótica e seus beneficios como ferramenta educativa em escolas públicas. (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), p. 1223 – 1232, nov. 2014. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/3070>. Acesso em: 06 de set 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1981.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/roboticaeducacional/>. Acesso em: 03 de mai. 2019.
MIRANDA, Juliano Rodrigues; SUANNO, Marilza V. R. Robótica Pedagógica: prática pedagógica inovadora. IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE); III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia; Paraná: PUCPR, 2009. Disponível em: < https://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3534_1980.pdf> Acesso em: 03 de mai. 2019.
MORAES, Maritza Costa. Robótica Educacional: Socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande – UFRG. 2010.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Artes Médicas. Porto Alegre: 1994.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel I.: A educação na era digital: escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
RAABE, André e GOMES, Eduardo Borges, 2018. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Disponível em: <https://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf>. Acesso em: 03 de mai. 2019.
ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prática. 89 f. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2004.