Robótica na educação não é um bicho-papão: relato de experiência na rede pública municipal

  • Aline Almeida Universidade do Vale do Itajaí
  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • Nayara Voigt Universidade do Vale do Itajaí

Resumo


A robótica educacional é uma ferramenta inovadora de aprendizagem significativa que traz benefícios para aquisição de conceitos, de forma interdisciplinar. O objetivo foi verificar a contribuição da robótica como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem, através de oficinas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com diário de bordo e observação participante para coleta de dados. Concluiu-se que a robótica aplicada em uma escola pública traz benefícios desde a autonomia e protagonismo até a ressignificação de papéis de professores e alunos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências que transcendem a delimitação das disciplinas escolares.

Referências

ARAÚJO, Michele Menghetti Ugulino de. Potencialidades do uso do blog em educação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 03 de mai. 2019.

CRUZ, Sérgio Manuel Serra da et al. Hajime: O relato de um experimento em robótica educacional de baixo custo. (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), p. 176-179, nov. 2007. Disponível em: <https://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/650>. Acesso em: 07 set. 2019.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de Oliveira. O Uso das Tecnologias Educacionais Como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. III Jornada Didática: Desafios Para a Docência. II Seminário de pesquisa do CEMAD. Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR, 2014.

FIORIO, Rosaine et al. Uma experiência prática da inserção da robótica e seus beneficios como ferramenta educativa em escolas públicas. (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), p. 1223 – 1232, nov. 2014. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/3070>. Acesso em: 06 de set 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1981.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/roboticaeducacional/>. Acesso em: 03 de mai. 2019.

MIRANDA, Juliano Rodrigues; SUANNO, Marilza V. R. Robótica Pedagógica: prática pedagógica inovadora. IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE); III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia; Paraná: PUCPR, 2009. Disponível em: < https://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3534_1980.pdf> Acesso em: 03 de mai. 2019.

MORAES, Maritza Costa. Robótica Educacional: Socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande – UFRG. 2010.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Artes Médicas. Porto Alegre: 1994.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I.: A educação na era digital: escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

RAABE, André e GOMES, Eduardo Borges, 2018. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Disponível em: <https://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf>. Acesso em: 03 de mai. 2019.

ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prática. 89 f. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2004.
Publicado
11/11/2019
ALMEIDA, Aline; RAABE, André; VOIGT, Nayara. Robótica na educação não é um bicho-papão: relato de experiência na rede pública municipal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 266-275. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.266.