ALGO+RITMO: Uma Proposta Desplugada com a Música para Auxiliar no Desenvolvimento do Pensamento Computacional

  • Victor Silva Instituto de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Heleniara Moura Instituto Federal de Minas Gerais
  • Suelen Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Ângelo Jesus Instituto Federal de Minas Gerais

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é reconhecido como uma importante habilidade para resolução de problemas e formação do cidadão para a sociedade da informação. Porém, as escolas brasileiras possuem condições precárias de infraestrutura para receberem cursos de computação. Esta pesquisa sugere a utilização da música como recurso didático desplugado e lúdico a fim de auxiliar o desenvolvimento do PC, trabalhar conceitos da computação e, consequentemente, motivar os alunos a aprenderem mais sobre essa área. Este artigo descreve uma intervenção por meio da música com alunos do 9º do ensino fundamental com o objetivo de trabalhar conceitos de computação e motivar estes estudantes.

Referências

Barckmann, C. P. (2017) "Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica". 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Dunican, E. (2002) "Making the analogy: Alternative delivery techniques for first year programming courses". http://eprints.teachingandlearning.ie/3991/1/Dunican%202002.pdf, Janeiro.

Fino, Carlos Manuel Nogueira. (2001) "Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas". Revista Portuguesa de educação, v. 14, p. 273-291.

Hummes, J. M. (2014) "Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola". Revista da ABEM, v. 12, n. 11.

MEC (2018) "Anuário Brasileiro da Educação Básica - Todos pela Educação". Editora Moderna. https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/anuario-brasileiro-da-educacao-basica-2018-disponivel-download/, Janeiro.

Medeiros, Soraya et al. (2018) “Ensino de algoritmos através de Poesia Compilada e Computação Desplugada: Relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental.” In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE). 2018. p. 381-390.

Pereira Júnior, J. C. R.; Rapkiewicz, C. E. (2004) "O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de Programação: uma visão crítica da pesquisa no Brasil". In: Anais do XII Workshop sobre Educação em Computação (SBC).

Reis, Rachel et al. (2018) “Relato de Experiência sobre o uso da Computação Desplugada associada a uma Teoria de Aprendizagem Colaborativa” In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE) 2018. p. 166-175.

Santos, G et al. (2015) “Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE). 2015. p. 246-255.

Wing, J. M. (2006) "Computational Thinking". Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Victor; MOURA, Heleniara; PAULA, Suelen; JESUS, Ângelo. ALGO+RITMO: Uma Proposta Desplugada com a Música para Auxiliar no Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 404-413. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.404.