Estimular o Pensamento Computacional através da Computação desplugada aos alunos do Ensino Fundamental

  • Alexandre Lopes Instituto Federal do Pará
  • Andréa Ohashi Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará

Resumo


Este artigo apresenta estudo teórico-prático, o qual investigou a aplicação do Pensamento Computacional (PC) tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental na rede municipal da escola Dr. José João de Melo em Castanhal-PA. O ensino do PC baseia-se em quatro pilares, os quais foram aplicados utilizando atividades impressas e dinâmicas interativas, cujo objetivo foi estimular o desenvolvimento de inventividade, criatividade e produtividade. Para a pesquisa foram utilizados questionários com professores, pré e pós-teste aos alunos e aulas com aplicação de atividades desplugadas. Ao final da pesquisa, pode-se comprovar a viabilidade de estimular e desenvolver habilidades do PC com a utilização da Computação Desplugada.

Referências

BELL, T.; WITTEN, I. H.; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged. 2011. Edição brasileira. Disponível em: <https://classic.csunplugged.org/wp-content/uplo-ads/2014/12/ CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.

BLIKSTEIN, P. O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educa-ção. 2008. Disponível em: <http://www.blikstein.com/paulo/ documents/on-line/ol_pensamento_computacional.html.>. Acesso em 14 mar 2019.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Pós-Graduação em Informática na Educação, Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/172208>. Acesso em: 22 fev. 2018.

BRASIL. MEC/INEP. Resumo Técnico censo em educação básica. 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/re-sumo_tecnico_censo_educacao_basica_2018.pdf. Acesso em: 17 abr. 2019.

CIEB. Currículo de referência em tecnologia e computação. 2018. Disponível em: http://curriculo.cieb.net.br/assets/docs/Curriculo_de_Referencia_em_Tecnolo-gia_e_Computacao.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas 2010.

OMETTO, J. G. S. O desafio de preparar os jovens para profissões ainda inexistentes. 2018. Disponível em: <https://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/ o-desafio-de-preparar-os-jovens-para-profissoes-ainda-inexistentes/>. Acesso em: 19 mar. 2019

SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2017. Disponível em: http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em: 14 mar. 2019.

REIS, R. C. D.; LYRA, K.T.; REIS, C, D, G.; ISOTANI, S. (2018) “Relato de experiência sobre o uso da Computação Desplugada associada a uma Teoria de Aprendizagem Colaborativa”. XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE – CBIE), p. 166-175.

VIEIRA, A.; PASSOS, O.; BARRETO, R. “Um relato de experiência do uso da técnica Computação Desplugada”. CSBC 2013, p. 670-679.

WING, J. M. PENSAMENTO COMPUTACIONAL – Um conjunto de atitudes e habili-dades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 49, n. 2, 2006. Disponível em:<https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4711>. Acesso em: 15 mar. 2019.
Publicado
11/11/2019
LOPES, Alexandre; OHASHI, Andréa. Estimular o Pensamento Computacional através da Computação desplugada aos alunos do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 424-433. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.424.