O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I

  • Marcos Castilho Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Grebogy UNINTER
  • Icleia Santos Centro Universitário Internacional UNINTER

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de um experimento pratico do Pensamento Computacional aplicado em uma Escola Municipal do Ensino Fundamental I. Exercitar nos alunos a capacidade de resolver problemas, exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva foram fatores que motivaram a pesquisa, a qual teve como objetivos adicionais, sondar o grau de interesse dos alunos na proposta e analisar a capacidade de resolução dos problemas apresentados. Como critérios para avaliação, utilizou-se o desempenho na execução das atividades, as possíveis alterações de comportamento e o engajamento dos alunos com a proposta. Os resultados demonstram o interesse por parte dos alunos e a pertinência das atividades na faixa etária proposta.

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Publicado
11/11/2019
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CASTILHO, Marcos; GREBOGY, Elaine; SANTOS, Icleia. O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 461-470. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.461.