Desenvolvimento de jogos 2D com Phaser e storytelling para fixação de conceitos fundamentais de programação

  • Jamille Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Fábio Cristiano Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Danielle Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Jorge de Oliveira Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Erik Neres Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Resumo


Este artigo analisa as contribuições do Phaser, um framework usado na criação de jogos, na aprendizagem de programação de computadores, considerando fixação de conhecimentos e motivação. Para isso, serão apresentadas vivências de ensino, nas quais, foram criados jogos, com enfoque maior na prática e contextualização, além de ludicidade, para auxiliar nesse aprendizado que contém dificuldades. Dessa forma, observou-se que seu uso contribuiu na fixação de conhecimentos em programação e na motivação dos estudantes.

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Publicado
11/11/2019
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SILVA, Jamille; CRISTIANO, Fábio; MARTINS, Danielle; PEREIRA, Jorge de Oliveira; NERES, Erik. Desenvolvimento de jogos 2D com Phaser e storytelling para fixação de conceitos fundamentais de programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 471-480. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.471.