Tecnologia 'Inteligente' Associada a Aprendizagem Significativa em Bioquímica

  • Adriana Furtado Universidade Católica de Brasília
  • Vandor Rissoli UnB/FGA

Resumo


Este trabalho apresenta a integração de uma metodologia educacional com uma tecnologia interativa de software educacional inteligente na superação dos desafios existentes no ensino da disciplina de Bioquímica. Um experimento foi realizado em ambiente de ensino de graduação na área da Saúde e obteve resultados promissores combinando a Teoria da Aprendizagem Significativa com o Sistema Tutor Inteligente conhecido como SAE.

Referências

Albuquerque M. A. C.; Amorim A. H.C.; Rocha J.R.C.F.; Silveira L. M. F. G. e Neri D. F. M. (2012) Bioquímica como Sinônimo de Ensino, Pesquisa e Extensão: um Relato de Experiência. Revista Brasileira de Educação Médica. 36(1): 137-142.

Ausubel, D. P. (2000) The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic.

Ausubel, D. P.; Novak, J. D. e Hanesian, H. (1980) Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.

Carbonell, J. R. (1970) AI and CAI: an artificial intelligent approach to computer- assisted instruction. IEEE Transactions on Man-Machine Systems, New York, 11(4): 190-202.

de Andrade, R. S. B.; Silva, A. F. da S. e Zierer, M. de S. (2017) Avaliação das dificuldades de aprendizado em Bioquímica dos discentes da Universidade Federal do Piauí. Revista de Ensino de Bioquímica, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 24-39.

Garrido R. G.; Araújo, F. O.; Oliveira, T. H. e Garrido, F. S. R. G. (2010) O lugar da Bioquímica no processo de cuidar: visão de graduandos em Enfermagem. Revista Brasileira de Ensino em Bioquímica e Biologia Molecular. 8 (1): 30-35.

Gee, J. P. (2008) What video games have to teach us about learning and literacy, revised and updated. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Klir, J. e Yuan, B. (1995) “Fuzzy sets and fuzzy Logic - theory and applications”, Upper Saddle River, Prentice-Hall PTR, 574p. 568

Mitre, S. M.; Siqueira-Batista, R.; Mendonça, J. M. G.; Pinto, N. M. M.; Meirelles, C. A. B. e Pinto-Porto, C. (2008) Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cienc. Saúde Coletiva. 13(2):2133-2144.

Novak, J. D. (1998) Learning, creating, and using knowledge: Concept maps as facilitative tools in schools and corporations. New Jersey: Lawrence Erlbaum.

Oliveira, R. C. de; Monteiro, N. F.; Iano, F. G.; da Silva, T. L. e Buzalaf, M.A. (2010) Expectativas dos alunos quanto à importância da Bioquímica em sua carreira. Revista de Ensino de Bioquímica. Abr. 9;8(1):36-44.

Oliveira, R. C. de; Iano, F. G.; Silva, T. L. da e Buzalaf, M. A. F. (2007) Percepção dos Alunos do Curso de Odontologia de uma Universidade Brasileira em Relação à Importância da Disciplina de Bioquímica na sua Profissão. RBEBBM nº1 Artigo B.

Pinheiro T. D., da Silva J. A.; de Souza P. R.; do Nascimento M. M. e de Oliveira H. D. (2009) Ensino de Bioquímica para acadêmicos de Fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista de Ensino de Bioquímica. Fev. 25;7(1):25-35.

Regis, W. C. B.; Gonçalves, M. L. G. S. e Santoro, M. M. (2001) Avaliação das potencialidades de um curso prático de bioquímica na implementação do ensino teórico em cursos profissionalizantes. RBEBBM Especial 1.

Rissoli, V. R. V. e Santos, G. A. (2013) O Agente Pedagógico Animado MInA. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Campinas (SP): SBC. 828-837p.

Rissoli, V. R. V. e Santos (2011) G. A. Um Assistente Inteligente Fuzzy no Acompanhamento da Aprendizagem Significativa. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2011, Natal. Porto Alegre: SBC.

Rissoli, V. R. V (2007) Uma proposta metodológica de acompanhamento personalizado para Aprendizagem Significativa apoiada por um Assistente Virtual de Ensino Inteligente. Porto Alegre: PGIE, 2007. Tese (Informática na Educação) UFRGS.

Schönborn, K. J. e Anderson, T. R. (2010) Bridging the educational research-teaching practice gap: foundations for assessing and developing biochemistry students’ visual literacy. Biochem Mol Biol Educ. 38(5): 347-54.

Silva, M. L. M. P.; Brum, R. M. O. A e Botelho, T. N. M. (2012) Sistema de Mapas Conceituais. Brasília: UCB, 2012. Graduação (Ciência da Computação) UCB. Silveira, J. T. e da Rocha, J. B. T. (2016) Produção científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de Bioquímica: uma revisão sistemática. Revista de Ensino de Bioquímica, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 7-21.

Vieira, R. (2003) Fundamentos de Bioquímica: textos didáticos. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAABtO4AK/fundamentos-bioquimicaricardo-vieira#>. Acessado em: nov. 2018.

Yacef, K. (2002) Intelligent Teaching Assistant Systems. In: International Conference on Computers in Education. Proceedings. New Zeland: IEEE. v.1, p.136-140.

Yokaichiya, D. K.; Galembeck E. e Torres B. B. (2004) O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica? São Paulo: Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. 1:37-44.

Zierer, M. S. e Assis, R. C. (2010) A construção de modelos como estratégia para um ensino mais criativo nas disciplinas de bioquímica e biologia molecular. Diálogos & Ciência (Online), v. 8, p. 1-14.
Publicado
11/11/2019
FURTADO, Adriana; RISSOLI, Vandor. Tecnologia 'Inteligente' Associada a Aprendizagem Significativa em Bioquímica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 560-569. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.560.