Proposta e Aplicação de Atividades para o Desenvolvimento das Habilidades de Organização de Informação e Pensamento Algorítmico

  • Placida Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Gean Brandão Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Foss Universidade Federal de Pelotas
  • Andre Du Bois Universidade Federal de Pelotas
  • Marilton Aguiar Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Reiser Universidade Federal de Pelotas
  • Clause Piana Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Rita Mazzini Universidade Federal de Pelotas

Resumo


Com a tecnologia cada dia mais presente em nosso cotidiano, nota-se uma mudança no cenário do mercado de trabalho, que exige profissionais mais preparados para lidar com problemas. O pensamento computacional, metodologia que se baseia nos fundamentos da ciência da computação para resolução de problemas, consiste numa inovação para incremento e incentivo de melhorias do ensino-aprendizagem e, portanto, no preparo destes futuros profissionais. Este artigo tem como objetivo o relato de duas metodologias que visam desenvolver habilidades do pensamento computacional no ensino básico através do processo de atividades desplugadas.

Referências

Andrade, D. et al. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do XIX WIE, p. 169–178.

Bell, T.; Witten, I, H.; Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged - Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução coord. por Luciano 626

Porto Barreto, 2011. Disponível em <http://csunplugged.org/>. Acesso em junho/2019.

Bordini, Adriana; Avila, Christiano; Marques, Monica; Foss, Luciana; Cavalheiro, Simone. Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. In XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 123-132.

Brackmann, Christian Puhlmann. Pensamento Computacional Brasil. 2019. Disponível em <http://www.computacional.com.br/> Acesso em junho/2019.

Bros., W. (1939). Bars and Stripes Forever. Disponivel em <http://looneytunes.wikia.com/wiki/Bars_and_Stripes_Forever>. Acesso em junho/2019. ADAPTADO.

Bros., W. (1942). Case of the Missing Hare. Disponível em <http://looneytunes.wikia.com/wiki/Case_of_the_Missing_Hare>. Acesso em junho/2019. ADAPTADO.

Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental – ExpPC. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional/pt>

Ferreira, A. C. C., Melhor, A., Barreto, J. S., Paiva, L. F., Matos, E. (2015). “Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica”. In Anais do XXI WIE, p. 256-265.

Guarda, Graziela; Goulart, Ione. Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente. In XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 486.

Martin, S. S. ; Cavalheiro, S. A. C. ; Foss, L. ; Aguiar, M. S. ; Reiser, R. H. S. (2017) “Desenvolvendo o raciocínio lógico utilizando quadrinhos: uma proposta de atividade para o terceiro ano do ensino fundamental via pensamento computacional”. In Anais do IV WEIT, p. 120-127.

Reis, F. M.; Oliveira, F. C. S., Martins, D. J. S., Moreira, P. R. (2017) “Pensamento Computacional: Uma Proposta de Ensino com Estratégias Diversificadas para Crianças do Ensino Fundamental”. In Anais do XXIII WIE, p. 638-647.

Rodriguez, C. L.; Zem-Lopes, A. M., Marques, L. e Isotani, S. (2015) “Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch”. In Anais do XXI WIE, p. 62-71.

Santana, A. L. M; Jesus, E. A., Cucco, L. A., Santana, L. F. M., Raabe, A. L. A., Ramos, G. L. (2017) “Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino”. In Anais do XXIII WIE, p. 1032-1041.

Wing, J. PENSAMENTO COMPUTACIONAL – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Placida; BRANDÃO, Gean; FOSS, Luciana; BOIS, Andre Du; AGUIAR, Marilton; REISER, Renata; PIANA, Clause; MAZZINI, Ana Rita. Proposta e Aplicação de Atividades para o Desenvolvimento das Habilidades de Organização de Informação e Pensamento Algorítmico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 618-627. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.618.