Loop - Tabuleiro Lógico: uma proposta de ensino com Computação Desplugada
Resumo
Loop: tabuleiro lógico foi pensado como uma proposta de ensino gamificado que pudesse inserir as crianças no mundo da computação e da programação de uma forma interdisciplinar e lúdica. Trabalha-se com os principais conceitos do pensamento computacional a partir da transposição didática de conteúdos e ressignificação de conceitos complexos.
Referências
BELL, T.; WITTEN, I. e FELLOWS, M. (2011). “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador”. Tradução de Luciano Porto Barreto, 2011. Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em: maio/2019
SBC. (2018). Diretrizes para ensino de computação na educação básica . Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/131-curriculos-de-referencia . Acesso em: maio/2019.
VIEIRA, A. and Odette Passos, R. B. (2013). Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. In: XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, p. 671–680.
SBC. (2018). Diretrizes para ensino de computação na educação básica . Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/131-curriculos-de-referencia . Acesso em: maio/2019.
VIEIRA, A. and Odette Passos, R. B. (2013). Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. In: XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, p. 671–680.
Publicado
11/11/2019
Como Citar
BARROSO, Ruan; SANTOS, Ana Rita; MACHADO, Veruska.
Loop - Tabuleiro Lógico: uma proposta de ensino com Computação Desplugada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 628-636.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.628.