Desenvolvimento de jogos como mecanismo pedagógico: Um relato de experiência na escola pública visando à sustentabilidade e preservação do meio ambiente

  • Sara Silva Universidade Federal do Pará
  • Fabiola Araújo Universidade Federal do Pará
  • Saulo Costa Universidade Federal do Pará
  • Yomara Pires Universidade Federal do Pará
  • Marcos Seruffo UFPA - Universidade Federal do Pará
  • Josivaldo de Araujo Universidade Federal do Pará

Resumo


Para despertar nos estudantes do 5° ano o interesse por educação ambiental, utilizou-se neste trabalho o desenvolvimento de jogos educacionais, abordando o uso sustentável do rio presente no município de Inhangapi, localizado no nordeste do Pará. Para avaliar o ganho de conhecimento dos alunos quanto aos assuntos abordados em aula, ao final das atividades os estudantes desenvolveram jogos que envolvessem os temas ensinados. Os resultados mostraram que o uso da construção de jogos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem em relação aos conceitos de Computação e de educação ambiental pois quase 60% dos alunos aplicaram corretamente o conteúdo ensinado na construção dos jogos.

Referências

Alves, J. N., Almeida, A. M. F., Vieira, M. D., Carvalho, A. R., and Leite, M. A. G. L. Ifquimical: uma proposta de mediação no processo ensino-aprendizagem de quimica. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Cruz, D. M., Albuquerque, R. M., and Azevedo, V. B. Criar e jogar seu próprio jogo: a produção de games na escola. In Anais do IV Computer on The Beach.

Farias, C., Azevedo, F. P., and Dias, J. L. J. (2018). Uma abordagem gamificada para o ensino de lógica de programação: relato de experiência. In XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Natal.

Garlet, D., Bigolin, N., and Silveira, S. (2016). Uma proposta para o ensino de programação de computadores na educação básica. Departamento de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Grossi, E. (1990). Didática da alfabetização. Paz e Terra.

Guerra, F. V. A., Santos, J. A. M., Guerrero, D. D. S., and Figueiredo, J. C. A. (2018).

zreader: a mobile game suite for improving children’s reading skills and behavior. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

MATTAR, J. (2010). Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. Pearson Prentice Hall.

Mesquita, O., Aranha, E. H. S., and Silva, T. R. (2018). Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Mittermeir, R. (2013). Algorithmics for preschoolers—a contradiction? Creative Education, 4(09):557.

Pires, F. G. S., Michel, F., Bernardo, J. R. S., Ferreira, R. M., Freitas, R., and Neto, C. S. S. (2018). O livro do conhecimento: um jogo de aventura para exercitar a ortografia. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Rezende, C. and Bispo, E. (2018). Comparison between the use of pseudocode and visual programming in programming teaching: An evaluation from scratch tool. In 2018 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pages 1– 5. IEEE.

Vygotsky, L. (1989). O papel do brinquedo no desenvolvimento. A formação social da mente, 4:105–118.

Williams, C., Alafghani, E., Daley, A., Gregory, K., and Rydzewski, M. (2015). Teaching programming concepts to elementary students. In Frontiers in Education Conference (FIE), 2015 IEEE, pages 1–9. IEEE.
Publicado
11/11/2019
SILVA, Sara; ARAÚJO, Fabiola; COSTA, Saulo; PIRES, Yomara; SERUFFO, Marcos; ARAUJO, Josivaldo de. Desenvolvimento de jogos como mecanismo pedagógico: Um relato de experiência na escola pública visando à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 637-646. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.637.