Um Relato de Experiência sobre o Uso do Pensamento Computacional para Potencializar o Ensino de Ciências na Rede Básica de Ensino
Resumo
O pensamento computacional é uma habilidade que para que os alunos adquiram é essencial que a mesma esteja aos currículos das disciplinas da escola, especialmente as correspondentes a temas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Atendendo a essa ideia, este trabalho consiste no planejamento e aplicação de atividades pedagógicas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus. O principal objetivo foi o de ensinar rudimentos de programação e, ao mesmo tempo, reforçar o estudo de ecologia à disciplina curricular de Ciências Naturais. Para atingir uma abordagem mais rápida com feedback imediato usamos a linguagem de programação Scratch. Os resultados indicaram que existe uma relação positiva entre o ensino de rudimentos (lógica) de programação e o aumento do interesse dos alunos quando se associa um conteúdo tradicional a uma ferramenta tecnológica de ensino.
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