Zerobot e Matemática: Relato de experiência usando robôs programáveis no Ensino Fundamental 1
Resumo
Este artigo é um relato de experiência da aplicação de aulas com conteúdos de matemática utilizando um robô programável por meio de um tablet. Aborda sucintamente Pensamento Computacional, a Base Nacional Comum Curricular e também detalha o planejamento e a execução de 4 aulas utilizando a Plataforma Zerobot. Apresenta os resultados das avaliações das aulas realizadas pelas crianças através do Emoti-SAM.
Referências
BNCC - MEC. Base Nacional Comum Curricular - MES, 2017. Disponivel em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.
COSTA, E. J. F.; CAMPOS, L. M. R. S.; GUERRERO, D. D. S. Pensamento Computacional na Educação Básica: Uma Análise da Relação de Questões de Matemática com as Competências do Pensamento Computacional. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. nov. 2016. p. 1060.
CSTA; ISTE. Computational Thinking - [S.l.]. 2011. Disponivel em: <https://www.iste.org/explore/Solutions/Computational-thinking-for-all>.
GOOGLE DEVELOPERS. Google Blockly, 2019. Disponivel em: <https://developers.google.com/blockly/>.
GROVER, S.; PEA, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 42, p. 38-43, jan. 2013.
HAYASHI, E. C. S. et al. Exploring new formats of the Self-Assessment Manikin in the design with children. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems - IHC '16, p. 1-10, 2016.
KALELIOGLU, F.; GÜLBAHAR, Y.; KUKUL, V. A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review. Baltic Journal of Modern Computing; Riga Vol. 4, ISS. 3, (2016) 583-596, 2016.
LOCKWOOD, J.; MOONEY, A. Computational Thinking in Education: Where does it fit? A systematic literary review. A systematic literary review. arXiv preprint, mar. 2017.
MESTRE, P. et al. Pensamento Computacional: Um estudo empírico sobre as questoes de matemática do PISA. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. out. 2015. p. 1281.
MINCHILLO, L. V. Towards better tools and methodologies to teach computational thinking to children: Na direção de melhores ferramentas e metodologias para o ensino de pensamento computacional para crianças, 2018.
NASCIMENTO, G. M. Uso da Robótica no Ensino de Proporção aos Alunos do Ensino Fundamental II, 2012.
RAABE, A. et al. A Experiência de Implantação de uma Disciplina Obrigatória de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. out. 2017. p. 1182.
SBC, S. B. D. C.-. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. 2017.
WING, J. M. Computational Thinking - The begening. Communications of the ACM, v. 24, p. 33, mar. 2006.
ZANATTA, R. P. P. A robótica educacional como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem: uma experiência com a segunda lei de Newton na série final do ensino fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. [S.l.]. 2013.