Gamificação no ensino de Ciências: um relato de experiência

  • Glice Pires UFRN
  • Jeanne da Silva Barbosa Bulcão Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Debora Azevedo UFRN
  • Charles Madeira UFRN

Resumo


Os processos de aprender que a escola oferece aos estudantes não vem sendo suficientes para evitar índices elevados de evasão e reprovação. Este trabalho tem como objetivo descrever uma experiência sobre a aplicação da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Para desenvolvimento desta experiência, foi elaborada uma atividade pedagógica gamificada, fundamentando-se em revisão de literatura concernente ao tema anteriormente citado, assim como observações, entrevistas e grupo focal. Como resultados, foram identificados aumento na motivação e envolvimento dos alunos investigados e interesse na atividade proposta pelos estudantes de outras turmas.

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Publicado
11/11/2019
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PIRES, Glice; BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa; AZEVEDO, Debora; MADEIRA, Charles. Gamificação no ensino de Ciências: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 707-714. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.707.