Uma Abordagem Baseada em Robótica para Ensinar Fundamentos da Computação na Educação Básica
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem para o ensino dos fundamentos da ciência da computação na educação básica por meio da robótica educativa. A influência da abordagem foi avaliada com alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Os resultados mostram um melhor desempenho entre os participantes que receberam estímulos da robótica.
Referências
Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., Reiser R. Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental, CBIE Trilha WIE 2013.
Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., Marques, M. O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 82-91.
Avila, C.. Cavalheiro, S. (2017). Robótica Educacional como Estratégia de Promoção do Pensamento Computacional - Uma Proposta de Metodologia Baseada em Taxonomias de Aprendizagem. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017).
Bebras. Disponível em : <https://www.Bebras.org/?q=about>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2019. 741
Bell, T.; Whitten, I.; Fellows, M. Computer Science Unplugged.Universidade de Canterbury, Nova Zelândia, 2007.105 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017a. Disponível em: <http://agbcampinas.com.br/site/http://agbcampinas.com.br/site/wpcontent/uploads/2017/08/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Brennan, K.; Resnick, M.New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking.AERA 2012, Vancouver, Canadá, 2012.
Chang, C.W.; Lee, J.-H.; Chao, P.Y.; Wang, C.Y.; Chen, G.-D. (2010). Exploring the Possibility of Using Humanoid Robots as Instructional Tools for Teaching a Second Language in Primary School. Educational Technology & Society,13(2),13-24.
Cohen, L., Manion, L., and Morrison, K. (2011).Research Methods in Education.Education, Research methods.Routledge.
Conde, M. Á.; Fernández-Llamas, C.; Rodríguez-Sedano, Francisco J.; Guerrero-Higueras, Á. M.; Matellán-Olivera, V.; García-Peñalvo, F. J. (2017) Promoting Computational Thinking in K-12 students by applying unplugged methods and robotics, Proceedings of the 5th International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, p.1-6, October 18-20,2017, Cádiz, Spain.
Computer Science Teacher Association CSTA. (2005) The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education. Final Report of the CSTA.Curriculum Improvement Task Force. ACM - Association for Computing Machinery.
Csizmadia, A.; Curzon, P.; Dorling, M.; Humphreys, S.; Thomas Ng; Selby, C.; Woollard, J.. (2015). Computationalthinking: a guide for teachers. Computing At School.
Cunha, F. O. M.; Nascimento, C. R. (2018) Uma Abordagem Baseada em Robótica e Computação Desplugada para Desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2018.
Dagiene, Valentina, Sentance, Sue; Stupuriene Gabriele, Bebras-a sustainable community building model for the concept based learning of informatics and computational thinking. Informatics in Education-An International Journal, (Vol15_1): 25–44,2016.
De Paula, B. H.; Valente, J. A.; Burn, A. O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo semFronteiras, v. 14, n. 3, p. 46-71, set/dez 2014.
Gal-Ezer, J.; D. Harel.(1999) Curriculum for a high school computer science curriculum.Computer Science Education 9(2).
Guedes, Aníbal Lopes; Kerber, Fábio Matias. Usando a robótica como meio educativo. Unoesc & Ciências “ACET, Joaçaba, v.1, n.2, p.199-208, jul./dez. 2010.
Ministério da Educação de Ontário – MEO. (2008). “Currículo para o ensino de Ciência da Computação nas escolas”. Retirado de www.edu.gov.on.ca.
Neto, R. P. B., Santana, A. M., Rocha, D. P.; Souza, A. (2015). Robótica na educação: Uma revisão sistemática dos últimos 10 anos. In Anais do SBIE 2015, p. 386-395.
Oliveira, E.;Araujo, A. L. (2016). Pensamento Computacional e robótica: Um estudo sobre habilidades desenvolvidas em oficinas de robótica educacional. In Anais do SBIE 2016, páginas 530–539.
Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M.; Systematic mapping studies in software engineering. In: XII International Conference On Evaluation And Assessment In Software Engineering, p. 68-77, 2008.
Queiroz, R. L; Sampaio, F. F; Santos, M. P. Pensamento Computacional, robótica e educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 4, n. 1, Dez. 2017.
Ronsivalle, Gaetano Bruno &Boldi, Arianna&Gusella, V &Inama, C & Carta, Simona. (2018). How to Implement Educational Robotics’ Programs in Italian Schools: A Brief Guideline According to an Instructional Design Point of View. Technology, Knowledge and Learning.
SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2017. Disponível em: http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-naeducacao-basica. Acesso em: mar. de 2019.
Silva, D. P. et al. (2016). Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do CBIE 2016, páginas 1188–1197.
Silva E.;Javaroni S. L. (2018) Pensamento Computacional e atividades com robótica para a promoção da aprendizagem sobre o significado do resto da divisão euclidiana. In Anais do SimpósioBrasileiro de Informática na Educação - SBIE 2018.
Wing, J. M. (2006).Computational thinking.Commun. ACM, 49(3):33–35.
Wohlin, C., Runeson, P., Host, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., Wesslen A., Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media; 2012.
Zanetti, H.; Oliveira, C. (2015). Praticas de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In Anais dos Workshops do CBIE, páginas 1236–1245.
Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., Marques, M. O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 82-91.
Avila, C.. Cavalheiro, S. (2017). Robótica Educacional como Estratégia de Promoção do Pensamento Computacional - Uma Proposta de Metodologia Baseada em Taxonomias de Aprendizagem. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017).
Bebras. Disponível em : <https://www.Bebras.org/?q=about>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2019. 741
Bell, T.; Whitten, I.; Fellows, M. Computer Science Unplugged.Universidade de Canterbury, Nova Zelândia, 2007.105 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017a. Disponível em: <http://agbcampinas.com.br/site/http://agbcampinas.com.br/site/wpcontent/uploads/2017/08/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Brennan, K.; Resnick, M.New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking.AERA 2012, Vancouver, Canadá, 2012.
Chang, C.W.; Lee, J.-H.; Chao, P.Y.; Wang, C.Y.; Chen, G.-D. (2010). Exploring the Possibility of Using Humanoid Robots as Instructional Tools for Teaching a Second Language in Primary School. Educational Technology & Society,13(2),13-24.
Cohen, L., Manion, L., and Morrison, K. (2011).Research Methods in Education.Education, Research methods.Routledge.
Conde, M. Á.; Fernández-Llamas, C.; Rodríguez-Sedano, Francisco J.; Guerrero-Higueras, Á. M.; Matellán-Olivera, V.; García-Peñalvo, F. J. (2017) Promoting Computational Thinking in K-12 students by applying unplugged methods and robotics, Proceedings of the 5th International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, p.1-6, October 18-20,2017, Cádiz, Spain.
Computer Science Teacher Association CSTA. (2005) The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education. Final Report of the CSTA.Curriculum Improvement Task Force. ACM - Association for Computing Machinery.
Csizmadia, A.; Curzon, P.; Dorling, M.; Humphreys, S.; Thomas Ng; Selby, C.; Woollard, J.. (2015). Computationalthinking: a guide for teachers. Computing At School.
Cunha, F. O. M.; Nascimento, C. R. (2018) Uma Abordagem Baseada em Robótica e Computação Desplugada para Desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2018.
Dagiene, Valentina, Sentance, Sue; Stupuriene Gabriele, Bebras-a sustainable community building model for the concept based learning of informatics and computational thinking. Informatics in Education-An International Journal, (Vol15_1): 25–44,2016.
De Paula, B. H.; Valente, J. A.; Burn, A. O uso de jogos digitais para o desenvolvimento do currículo para a Educação Computacional na Inglaterra. Currículo semFronteiras, v. 14, n. 3, p. 46-71, set/dez 2014.
Gal-Ezer, J.; D. Harel.(1999) Curriculum for a high school computer science curriculum.Computer Science Education 9(2).
Guedes, Aníbal Lopes; Kerber, Fábio Matias. Usando a robótica como meio educativo. Unoesc & Ciências “ACET, Joaçaba, v.1, n.2, p.199-208, jul./dez. 2010.
Ministério da Educação de Ontário – MEO. (2008). “Currículo para o ensino de Ciência da Computação nas escolas”. Retirado de www.edu.gov.on.ca.
Neto, R. P. B., Santana, A. M., Rocha, D. P.; Souza, A. (2015). Robótica na educação: Uma revisão sistemática dos últimos 10 anos. In Anais do SBIE 2015, p. 386-395.
Oliveira, E.;Araujo, A. L. (2016). Pensamento Computacional e robótica: Um estudo sobre habilidades desenvolvidas em oficinas de robótica educacional. In Anais do SBIE 2016, páginas 530–539.
Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M.; Systematic mapping studies in software engineering. In: XII International Conference On Evaluation And Assessment In Software Engineering, p. 68-77, 2008.
Queiroz, R. L; Sampaio, F. F; Santos, M. P. Pensamento Computacional, robótica e educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 4, n. 1, Dez. 2017.
Ronsivalle, Gaetano Bruno &Boldi, Arianna&Gusella, V &Inama, C & Carta, Simona. (2018). How to Implement Educational Robotics’ Programs in Italian Schools: A Brief Guideline According to an Instructional Design Point of View. Technology, Knowledge and Learning.
SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2017. Disponível em: http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1177-diretrizes-para-ensino-de-computacao-naeducacao-basica. Acesso em: mar. de 2019.
Silva, D. P. et al. (2016). Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do CBIE 2016, páginas 1188–1197.
Silva E.;Javaroni S. L. (2018) Pensamento Computacional e atividades com robótica para a promoção da aprendizagem sobre o significado do resto da divisão euclidiana. In Anais do SimpósioBrasileiro de Informática na Educação - SBIE 2018.
Wing, J. M. (2006).Computational thinking.Commun. ACM, 49(3):33–35.
Wohlin, C., Runeson, P., Host, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., Wesslen A., Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media; 2012.
Zanetti, H.; Oliveira, C. (2015). Praticas de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In Anais dos Workshops do CBIE, páginas 1236–1245.
Publicado
11/11/2019
Como Citar
CUNHA, Felipe; NASCIMENTO, Cristiane Ribeiro.
Uma Abordagem Baseada em Robótica para Ensinar Fundamentos da Computação na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 735-743.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.735.