Educação na Faixa: um Jogo 2D para o Ensino da Educação Para o Trânsito
Resumo
A educação para o trânsito é um tema transversal que visa proporcionar ao estudante o conhecimento necessário acerca do trânsito. Nesse sentido, a escola passa a exercer um papel fundamental, preparando o jovem para atuar fora da sala de aula. Entretanto, o professor ainda encontra dificuldades para abordar esse tema, que muitas vezes não é mostrado ao estudante da maneira adequada. Buscando contornar esse problema, o presente estudo apresenta a primeira versão do Educação na Faixa, um jogo 2D desenvolvido na plataforma Construct 3, como forma de abordar conceitos referentes ao trânsito, em que o estudante pode simular situações que vivenciará no futuro. O jogo foi testado e o feedback servirá para futuras melhorias nas mecânicas apresentadas.
Referências
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC. <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2019.
Denatran. (2009). Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental. Portaria nº 147/2009.
Macedo, D. V., Serpa, Y. R., Serpa, Y. R., Abreu, A. P., Rodrigues, M. A. (2013). IntEducaTrânsito: um jogo 3D interativo e educativo sobre as normas de trânsito controlado por dispositivos não tradicionais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (XII SBGames).
McGonigal, Jane. (2012). A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller.
Prensky, M. (2001). Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.
Santana, A. D., Tronto, I. F. B., Sousa, P. M. (2018). Jogo educativo para auxílio na Educação no Trânsito. Revista Brasileira de Educação e Cultura, 17(1).
Santos, G. A., Coan, W. S., Romão, L. M. (2016). Jogo Educacional sobre Educação para o Trânsito. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (XV SBGames). Savi, R., Dra, V. R. U. (2008). Jogos Digitais Educacionais: benefícios e desafios. Novas Tecnologias na Educação, 6(2).
Silva, J. W. S., Rodrigues, D. S., Dantas, D., Nunes, V. B., Nobre, I. A. M. (2014). Educa Trânsito – Um jogo de apoio à educação no trânsito. Novas Tecnologias na Educação, 12(2).
Silva Neto, S. R., Santos, H. R. M., Souza, A. A., Santos, W. O. (2013). Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio em Sala de Aula. In: XIX Workshop de Informática na Escola (WIE).
Steigleder, C. N. (2011). Trânsito e Pedestres: representações sociais, segregação urbana e conflitos no uso do espaço público. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.