Estratégia neuropedagógica computacional para promover o desenvolvimento de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social

  • Ana Cavadas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Machado Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carla Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlo Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo apresenta uma estratégia neuropedagógica computacional baseada no binômio fluência digital + compartilhamento de saberes, onde a fluência digital é impulsionada pela construção de games inteligentes e o compartilhamento de saberes promove o desenvolvimento cognitivo e a atuação social de estudantes do ensino fundamental oriundos de uma localidade de risco e vulnerabilidade social. Através dessa estratégia os estudantes da amostra apresentaram indícios de desenvolvimento sociocognitivo e criaram um game chamado Jardim Radical.

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Publicado
11/11/2019
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CAVADAS, Ana; FERNANDES, Raquel Machado; MOTTA, Claudia; MARQUES, Carla; OLIVEIRA, Carlo. Estratégia neuropedagógica computacional para promover o desenvolvimento de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 773-782. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.773.