A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC

  • Jarles Gomes Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Cintia Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Crisiany Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Charles Madeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Guilherme Santa Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


 A desmotivação do estudante é um dos principais fatores que acarreta a reprovação e evasão escolar. Nesse sentido, o ambiente de sala de aula passa a exigir mudanças, buscando atingir a motivação do estudante. Uma das possíveis alternativas utilizadas para tentar contornar esse empecilho é a dos ambientes gamificados, que trazem ao contexto escolar o emprego de elementos de jogos com o intuito de estimular os estudantes. Com base nisso, este estudo busca intervir na realidade de uma turma com histórico de reprovação e evasão, aplicando uma atividade gamificada, alinhada às competências da BNCC. Os resultados apontam para a possibilidade de melhoria no nível de motivação dos estudantes e mostram que é possível usar a gamificação para contemplar competências tais como cooperação, colaboração, comunicação, resolução de conflitos, e espírito de liderança.

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Publicado
11/11/2019
SANTOS, Jarles Gomes; OLIVEIRA, Cintia; SOUSA, Crisiany; MADEIRA, Charles; ROSA, José Guilherme Santa. A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 812-821. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.812.