Recursos educacionais e abertura: Percepções e práticas docentes no ensino superior

  • Tel Amiel UnB
  • Robson Mesquita UnB
  • Andre Oddone UnB
  • Maria Esther Alexandre UnB
  • Gabriela Miguel UnB
  • Maria de Fátima Figuerôa UnB

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de um levantamento sobre práticas e percepções de docentes quanto aos recursos educacionais que utilizam em suas disciplinas. O estudo, conduzido em uma Faculdade de Educação, visou compreender como os formadores de professores buscam, produzem e disponibilizam seus recursos educacionais, e suas relações com Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PEA/REA). Os resultados apontam que docentes fazem uso do espaço digital para encontrar e disponibilizar recursos educacionais, no entanto, apontam receios quanto ao uso e reuso de recursos de terceiros. Discutimos como esses e outros resultados podem levar a oportunidades de formação no âmbito da educação aberta.

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Publicado
11/11/2019
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AMIEL, Tel; MESQUITA, Robson; ODDONE, Andre; ALEXANDRE, Maria Esther; MIGUEL, Gabriela; FIGUERÔA, Maria de Fátima. Recursos educacionais e abertura: Percepções e práticas docentes no ensino superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 879-888. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879.