Identificando as Atividades dos Grupos do Programa de Educação Tutorial na Área de Computação no Apoio à Inclusão e Alfabetização Digital

  • Emily Costa UFMA
  • Antônio Pinto UFMA
  • José Ribamar Durand Rodrigues Junior UFMA
  • Alana Araújo UFMA
  • Ednara Pereira UFMA
  • Geraldo Braz Junior UFMA
  • Rodrigo Santos UNIRIO
  • Luis Rivero UFMA

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) tem o objetivo de incentivar grupos de alunos de graduação a desenvolver atividades relacionadas com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Existem 37 grupos PET listados no site da SBC que realizam atividades voltadas para a comunidade (público externo à universidade, idosos, crianças, entre outros). Este artigo apresenta uma análise de quais das atividades divulgadas por estes grupos são voltadas para o apoio à inclusão e alfabetização digital. As informações sobre casos de sucesso destas atividades podem servir como base para outros grupos e incentivar parcerias para realizar atividades afins.

Referências

Alberton, B. A. V. and Amaral, M. A. (2013). Oficinas de Robótica para Alunos do Ensino Médio: introduzindo a computação para futuros ingressantes. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 2, No. 1).

Alves, E., Assis, C. and Martins, F. S. (2015, October). Inclusão Digital e o Ensino de Matemática em Escolas Públicas: Vivências no Programa Infomat/Proext. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 340).

Barcelos, R., Tarouco, L. and Bercht, M. (2009). O uso de mobile learning no ensino de algoritmos. RENOTE, 7(3), 327-337.

de Almeida Silva, W. R. and Prado, E. (2018, October). Criação de Instrumento para Avaliação da Alfabetização Computacional. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 24, No. 1, p. 670).

de Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., Soares, E. D. F. A., de Oliveira, Á. G. G., Batista, L. M. D. S. D., Gomes, D. A. and de Lima, R. W. (2018,). As Ações do Pet no Desenvolvimento do Curso de Ciência da Computação. In 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), SBC.

de Souza Silva, J., Silva, E. and de Albuquerque, C. H. (2016, November). Alfabetização Digital para Professores da Educação Básica: Um Relato de Experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 22, No. 1, p. 855).

Ferreira J., Ribeiro, J., Freitas, A., Barros, G., Santos, I., Santos, H., Chaves, M., Albuquerque, A., Silva, B., Rezende, L., Bezerra, V., Moraes, A., Oliveira, A. (2015) Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização 23º WEI - Workshop sobre Educação em Computação.

Martins, I. L. (2007). Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação.

Mendes, J., Santos Junior, J., Trindade, W., Fernandes, A., Rivero, L., Braz Junior, G. (2018). Reprojeto da Interface do WhatsApp Considerando o Usuário da Terceira Idade. In: VI Jornada de Informática do Maranhão, 2018, São Luís. ANAIS JIM UFMA - Jornada de Informática do Maranhão, 2018.

Moraes, L. M. P. and de Castro Júnior, A. A. (2017). PET Fronteira: Concepção, Ações e Objetivos. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 2(1), 35-45.

Rodrigues, N. and Batista, M. (2018, October). Ações e Políticas Públicas de Inclusão Digital: do global ao local, através de conceitos e processos educacionais. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 24, No. 1, p. 624).

Rodrigues, N.N. et al. (2011) Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Terceira Idade. Workshop de Informática na Escola, Aracajú.

Wilson, C. Grizzle, A. Tuazon, R. Akyempong, K. Cheung, C. (2013) “Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores”, Brasília: UNESCO, UFTM
Publicado
11/11/2019
COSTA, Emily; PINTO, Antônio; RODRIGUES JUNIOR, José Ribamar Durand; ARAÚJO, Alana; PEREIRA, Ednara; BRAZ JUNIOR, Geraldo; SANTOS, Rodrigo; RIVERO, Luis. Identificando as Atividades dos Grupos do Programa de Educação Tutorial na Área de Computação no Apoio à Inclusão e Alfabetização Digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 934-943. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.934.