Os desafios da gestão do curso de Licenciatura em Computação da UFPI face às políticas públicas no campo da formação de professores de Informática

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí
  • Aline Silva Universidade Federal do Piauí
  • Keylla Maria Sá Urtiga Aita Universidade Federal do Piauí

Resumo


O papel da Informática na Educação e sua real contribuição para a interdisciplinaridade no ambiente escolar tem sido bastante discutido em nosso país, todavia até o momento não se percebe uma tomada efetiva de decisões, no âmbito das políticas públicas educacionais, que legitimem sua prática. Neste ínterim, profissionais Licenciados em Computação estão sendo disponibilizados ao mercado de trabalho todos os anos. Neste trabalho põe-se em evidência as incertezas com que as atuais políticas públicas tratam a matéria e os desafios para a operacionalização do curso de Licenciatura em Computação (CEAD/UFPI), reconhecendo como principais conflitos: a falta de reconhecimento legal e as deficiências dos alunos em disciplinas base.

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Publicado
11/11/2019
LIMA, Francisco Renato; SILVA, Aline; AITA, Keylla Maria Sá Urtiga. Os desafios da gestão do curso de Licenciatura em Computação da UFPI face às políticas públicas no campo da formação de professores de Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 974-983. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.974.