Ensino Híbrido Aplicado a Capacitações Profissionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Igo Joventino Dantas Diniz Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Apuena Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


O ensino híbrido (EH) combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em ambos. Pode ser aplicado em empresas, promovendo treinamentos interativos, dinâmicos e personalizados. O presente estudo realiza um mapeamento sistemático da literatura (MSL) afim de entender o estado da arte sobre o tema no Brasil e no mundo, a partir de trabalhos que abordem o EH como metodologia aplicada ao processo de capacitação profissional. Foram mapeados 290 trabalhos que, após critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 11. Os trabalhos selecionados estão distribuídos em diferentes níveis, áreas de estudo e abordagens, possibilitando refletir a realidade a nível mundial, bem como servir de base para estudos futuros.

Referências

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Publicado
11/11/2019
DINIZ, Igo Joventino Dantas; GOMES, Apuena. Ensino Híbrido Aplicado a Capacitações Profissionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1004-1013. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1004.