Ensino Híbrido Aplicado a Capacitações Profissionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Resumo
O ensino híbrido (EH) combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em ambos. Pode ser aplicado em empresas, promovendo treinamentos interativos, dinâmicos e personalizados. O presente estudo realiza um mapeamento sistemático da literatura (MSL) afim de entender o estado da arte sobre o tema no Brasil e no mundo, a partir de trabalhos que abordem o EH como metodologia aplicada ao processo de capacitação profissional. Foram mapeados 290 trabalhos que, após critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 11. Os trabalhos selecionados estão distribuídos em diferentes níveis, áreas de estudo e abordagens, possibilitando refletir a realidade a nível mundial, bem como servir de base para estudos futuros.
Referências
DINIZ, I. J. D; et al. Ensino Híbrido Na Educação Brasileira: Uma Revisão Bibliográfica. In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação. 2018. p. 431-437.
EADBOX.2017. Disponível em <https://eadbox.com/o-que-e-ensino-hibrido/>. Acessado em 05 de junho de 2019.
Horn, M. B. & Staker, H. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso.
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
Schiehl, E. P. and Gasparini, I. (2017). Modelos de ensino híbrido: Um mapeamento sistemático da literatura. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).
VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista: Dossiê EaD, Curitiba: UFPR, Edição especial n. 4/2014. p. 79-97. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar>. Acesso em: 17 out. 2017.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015, p.15-33.