Arrow: jogo digital para apoio à aprendizagem de vetores

  • Glice Pires UFRN
  • Carlos Guimarães UFRN
  • Jeanne da Silva Barbosa Bulcão IFRN
  • Patricia Calisto UFRN
  • Charles Madeira UFRN
  • André Campos UFRN

Resumo


Alunos têm apresentando baixo desempenho em componentes curriculares como Vetores e Geometria Analítica dentro de universidades brasileiras. Este trabalho descreve a elaboração de um protótipo de jogo educativo cujo objetivo é auxiliar na aprendizagem do conteúdo de vetores, um dos pilares dessas disciplinas. Neste aspecto, retrata-se aqui a forma de desenvolvimento do jogo, seu funcionamento e sua experimentação realizada com público alvo do jogo. O jogo foi testado com estudantes do ensino técnico e superior. Os resultados da análise confirmaram o interesse dos alunos na abordagem de jogos e mostrou-se satisfatório como forma de incentivo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a vetores.

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Publicado
11/11/2019
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PIRES, Glice; GUIMARÃES, Carlos; BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa; CALISTO, Patricia; MADEIRA, Charles; CAMPOS, André. Arrow: jogo digital para apoio à aprendizagem de vetores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1034-1043. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1034.