Metodologias ativas para o ensino na graduação na área de Computação

  • Amanda Körber Hartwig Universidade Regional de Blumenau
  • Marlei Silveira Universidade Regional de Blumenau
  • Leonardo Fronza Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Heitor Ugarte Calvet da Silveira Universidade Regional de Blumenau
  • Mauro Mattos Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana P. de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau

Resumo


A cultura digital crescente na vida cotidiana das pessoas vem in?uenciando a forma com que os indivíduos prendem, consultam informações, participam de grupos e trocam experiências entre si. Com ela, a forma com a qual o aluno interage em sala de aula e a própria prática de ensinar também está mudando. Dessa forma, este artigo apresenta algumas metodologias ativas utilizadas em sala de aula no ensino da computação para alunos da graduação. Dentre as metodologias ativas está a Aprendizagem Baseada em Problemas e as rotações por estação. Ainda, como um dos fatores das metodologias ativas é a personalização do ensino, o artigo apresenta o uso da ferramenta EdModo com esta ?nalidade.

Referências

Bacich, L. and Moran, J. (2018). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso.

Bray, B. A. and McClaskey, K. A. (2016). How to Personalize Learning: A Practical Guide for Getting Started and Going Deeper (Corwin Teaching Essentials). Corwin.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
HARTWIG, Amanda Körber; SILVEIRA, Marlei; FRONZA, Leonardo; SILVEIRA, Heitor Ugarte Calvet da; MATTOS, Mauro; KOHLER, Luciana P. de Araújo. Metodologias ativas para o ensino na graduação na área de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1134-1138. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1134.