FAZENDO E APRENDENDO: a criação de um software didático como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizado em contabilidade

  • Cintia Renz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Larissa Euzebio Centro Universitário Cenecista de Osório
  • João Erig Bohn Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Resumo


Este relato de experiência em forma de narrativa teve como objetivo narrar a experiência da construção de uma ferramenta didática de escrituração contábil a partir de um projeto de pesquisa realizado em um campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A ferramenta foi desenvolvida por bolsistas voluntários com a orientação da professora de contabilidade do campus. As análises realizadas pela equipe do projeto durante a etapa de utilização do software revelaram que o software pode ser utilizado como uma estratégia complementar de aprendizagem, tendo em vista a aceitação e o maior engajamento dos alunos na disciplina após a implementação da ferramenta.

Referências

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, mai./ago. 2013. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349/333>. Acesso em: 15 set. 2019.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1. Tradução Roneide Venâncio Majer. 6º ed. São Paulo. Paz e Terra, 1999.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e histórias na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: Edufu, 2011.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PINTO, Antônio Sávio da Silva et al. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: Uma Experiência com "Peer Instruction". Janus, Lorena, v. 9, n. 15, p. 75-87, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/Janus/article/view/289/260>. Acesso em: 22 set. 2019.

WALL, Marilene Loewen; PRADO, Marta Lenise do; CARRARO, Telma Elisa. A experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativas. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 21, n. 3, p. 515-519, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002008000300022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 set. 2019.

ZENORINI, Rita da Penha Campos; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MONTEIRO, Rebecca de Magalhães. Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 21, n. 49, p. 157-164, Ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 set. 2019.
Publicado
11/11/2019
RENZ, Cintia; EUZEBIO, Larissa; BOHN, João Erig. FAZENDO E APRENDENDO: a criação de um software didático como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizado em contabilidade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1174-1178. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1174.