Robótica Educacional em escolas públicas

  • Laureane Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Veruska Machado IFB

Resumo


Pensando na busca de metodologias que pudessem amenizar o deficit de aprendizagem, utilizou-se a robótica educacional como estratégia pedagógica. O objetivo era avaliar a robótica educacional como estratégia para motivar o aprendizado e desenvolver em crianças os fundamentos básicos da computação; a capacidade de aplicar conceitos da matemática, bem como a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe e de se comunicar. Usou-se como instrumentos de coleta de dados: observações in loco; fichas de acompanhamento e questionários. A iniciativa foi desenvolvida em 2 fases, por meio de um curso de Introdução à robótica, orientado pelo conceito de ensino híbrido, no qual foram trabalhados temas ligados a cultura tecnológica e pensamento computacional. Como resultado constatou-se maior concentração ao realizarem as atividades; que eles conseguem apreender os conceitos do pensamento computacional, da programação e da robótica; que a percepção do erro é vista de forma diferente quando se tenta construir algo; evolução da autonomia e o aprimoramento das soft skills.

Referências

KENSKI, Vani Moreira.(2012) Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 3.ed. São Paulo: Papirus.

BORDINI, et al. (2016) Computação na educação básica no Brasil: estado da arte. Rev. Inform. Teor. Apl. (Online), Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 210-238, novembro.

MIRANDA, Juliano Rodrigues; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. (2009) Robótica Pedagógica: prática pedagógica inovadora. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e III Encontro Sul Brsileiro de Psicopedagogia. PUC Paraná, p. 8073-8086.

TEIXEIRA, Wesley Carminati; KISTERMANN Jr. Marco Aurélio. (2017) Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. São Paulo. v.19, n.1, 223-249.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SOUSA, Laureane; MACHADO, Veruska. Robótica Educacional em escolas públicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1184-1188. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1184.