Robótica Educacional como Método Principal de Ensino em Práticas de Programação

  • Rachel Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Larissa Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Pablo Luiz Araújo Munhoz Universidade Federal de Viçosa
  • Kamila Lyra Universidade de São Paulo
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo

Resumo


O uso da Robótica Educacional para apoiar o ensino de programação tem sido investigado por diversos trabalhos na literatura. Apesar das contribuições, observou-se a carência de estudos que utilizem o Arduino como método principal de ensino em disciplinas de programação. Logo, este artigo tem como objetivo avaliar a motivação dos alunos ao utilizar o Arduino como método de ensino nas aulas práticas para apresentação dos conceitos iniciais de programação. Um estudo experimental, realizado com 54 alunos de graduação, mostrou que a motivação dos alunos na subescala percepção de escolha foi significativamente maior no método de ensino Arduino comparado ao método de ensino Tradicional.

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Publicado
11/11/2019
REIS, Rachel; RODRIGUES, Larissa; MUNHOZ, Pablo Luiz Araújo; LYRA, Kamila; ISOTANI, Seiji. Robótica Educacional como Método Principal de Ensino em Práticas de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1229-1233. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1229.