Robótica Educacional como Método Principal de Ensino em Práticas de Programação
Resumo
O uso da Robótica Educacional para apoiar o ensino de programação tem sido investigado por diversos trabalhos na literatura. Apesar das contribuições, observou-se a carência de estudos que utilizem o Arduino como método principal de ensino em disciplinas de programação. Logo, este artigo tem como objetivo avaliar a motivação dos alunos ao utilizar o Arduino como método de ensino nas aulas práticas para apresentação dos conceitos iniciais de programação. Um estudo experimental, realizado com 54 alunos de graduação, mostrou que a motivação dos alunos na subescala percepção de escolha foi significativamente maior no método de ensino Arduino comparado ao método de ensino Tradicional.
Referências
Bosse, Y., Gerosa, M. A. (2015). "Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar". XXIII Workshop sobre Educação em Computação, Recife, PE.
Cardoso, R., Antonello, S. L. (2015). "Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação". Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 1255-1262.
Deci, E. L., Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Springer US, 372 p.
Freitas, M. F., Mota, S., D. S., Soares, L. S., Reis, R. C. D. (2014). "PORTEC: uma ferramenta para auxiliar na abstração dos conceitos de Estrutura de Dados", XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Dourados, MS, p. 872-881.
Pedro, L. Z. (2016). "Uso de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Reduzir o Problema da Externalização de Comportamentos Indesejáveis". Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, 152 p.
Piva Jr., D.; Freitas, R. L. (2010). Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), João Pessoa - PB, Brasil.
Queiroz, M. O., Rebouças, A. D. D. S. (2018). "Neurociência e o ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura". XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Fortaleza – CE, Brasil, p. 1033-1042.
Santos, F. E. dos, Pereira, D. S., Godin, J. M., Lima, J. V. de, Zaro, M. A.; Filho, A. B. do C. (2018). A Robótica Educativa no Ensino de Lógica de Programação: uma revisão sistemática da literatura. Novas Tecnologias na Educação, v. 16(1): p. 1-10.
Stefanello, D., Filho, J. A. B. L., Guimarães, I. A. S., Almeida, W. R. M. (2013). "A Contribuição Cognitiva da Robótica Educacional como Ferramenta Interdisciplinar no Contexto do Ensino Superior", 19o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), Salvador, Bahia, p.1-10.