Ambiente de programação para a introdução da lógica de programação

  • Mauro Mattos Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana P. de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau
  • Fabricia Zucco Universidade de Blumenau
  • Leonardo Fronza Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Artur Bizon Universidade Regional de Blumenau
  • Heitor Ugarte Calvet da Silveira Universidade Regional de Blumenau
  • Bruno Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Gian Carlo Universidade Regional de Blumenau

Resumo


A SBC com apoio de outras instituições como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira, vem criando diretrizes e currículos que incluem o ensino da programação no ensino fundamental e médio. Ocorre que, várias das ferramentas disponíveis para o ensino de programação são complexas ou não possuem as características de um ambiente de programação, omitindo algumas questões de aprendizagem. Apresenta-se um ambiente de programação que pode ser utilizado para a introdução da lógica de programação, tendo as características necessárias para que o aluno compreenda o que é uma linguagem de programação. O artigo demonstra o ambiente contendo esses recursos, exemplifica seu uso a partir de um estudo com crianças de ensino fundamental.

Referências

Araújo, L., da Silveira, H. U. C., e Mattos, M. (2018). Ensino do pensamento computacional em escola pública por meio de uma plataforma lúdica. In Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC).

CIEB (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação. http://curriculo.cieb.net.br/curriculo, Julho.

SBC (2019). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. http://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacaobasica, Julho.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MATTOS, Mauro; KOHLER, Luciana P. de Araújo; ZUCCO, Fabricia; FRONZA, Leonardo; BIZON, Artur; SILVEIRA, Heitor Ugarte Calvet da; SANTOS, Bruno; CARLO, Gian. Ambiente de programação para a introdução da lógica de programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1259-1263. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1259.