Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I

  • Kenia Luiza Oliveira CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes - Instituto Federal
  • Márcia Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mariella Andrade Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


A Robótica é um conhecimento que favorece a integração de conhecimentos de diversas áreas como as ciências, a matemática, a eletrônica, a lógica e várias outras. Dessa forma, com o objetivo de desenvolver uma prática interdisciplinar, desenvolvemos uma proposta para crianças do 4o ano do Ensino Fundamental I para que pudessem relacionar as ondas sonoras emitidas pelo ultrassônico viabilizado no kit LEGO Mindstorms ao ecolocalizador, que é utilizado na natureza por morcegos, golfinhos e por algumas espécies de aves. Aexperiência resultou em um ambiente educacional rico em encantos e surpresas devido às intervenções que permitiram um novo olhar para as diversas possibilidades viabilizadas por esse cenário. Para isso, a pesquisa desenvolvida partiu de uma pergunta geradora, que levou os alunos à compreensão de conceitos teóricos e, posteriormente, à resolução de problemas por meio de programação. Promovemos, portanto, um maior engajamento e autonomia ao possibilitar que os alunos formulassem hipóteses relacionando conhecimentos de ciências e matemática.

Referências

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Papert, S. (1994). A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
11/11/2019
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OLIVEIRA, Kenia Luiza; OLIVEIRA, Márcia; ANDRADE, Mariella. Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1279-1283. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1279.