Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I

  • Kenia Luiza Oliveira CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes - Instituto Federal
  • Márcia Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mariella Andrade Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


A Robótica é um conhecimento que favorece a integração de conhecimentos de diversas áreas como as ciências, a matemática, a eletrônica, a lógica e várias outras. Dessa forma, com o objetivo de desenvolver uma prática interdisciplinar, desenvolvemos uma proposta para crianças do 4o ano do Ensino Fundamental I para que pudessem relacionar as ondas sonoras emitidas pelo ultrassônico viabilizado no kit LEGO Mindstorms ao ecolocalizador, que é utilizado na natureza por morcegos, golfinhos e por algumas espécies de aves. Aexperiência resultou em um ambiente educacional rico em encantos e surpresas devido às intervenções que permitiram um novo olhar para as diversas possibilidades viabilizadas por esse cenário. Para isso, a pesquisa desenvolvida partiu de uma pergunta geradora, que levou os alunos à compreensão de conceitos teóricos e, posteriormente, à resolução de problemas por meio de programação. Promovemos, portanto, um maior engajamento e autonomia ao possibilitar que os alunos formulassem hipóteses relacionando conhecimentos de ciências e matemática.

Referências

Campos, F. R. (2017). Robótica educacional no brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(4):2108–2121.

Freire, P. (2014). Por uma pedagogia da pergunta. Editora Paz e Terra.

Gadanidis, G., de Carvalho Borba, M., and da Silva, R. S. R. (2016). Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Autêntica.

Mattar, J. (2010). Games em educação. Pearson Educación.

Moran, J. M. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora.

Neto, M., dos Santos, C. A. M., de Souza, E. E., and Fonseca, M. G. (2018). Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 315.

Papert, S. (1994). A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Kenia Luiza; OLIVEIRA, Márcia; ANDRADE, Mariella. Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1279-1283. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1279.