A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas
Resumo
A escola contemporânea tem diante de si um grande dilema: Como promover um de método ensino motivador e relevante ao processo de aprendizagem? Como tornar os alunos agentes do próprio desenvolvimento? Diante dessa realidade, destacamos a Robótica Educacional como um instrumento que oferece várias possibilidades para potencializar e facilitar o processo de aprendizagem. Ela pode permear a interdisciplinaridade de forma atrativa, facilitando a compreensão de diferentes conhecimentos, alinhando a teoria e a prática. Dessa forma, os alunos participam ativamente nas etapas de criação de um robô (idealização, montagem e programação) e nesse processo eles vão desenvolvendo habilidades como: colaboração, criatividade, autonomia, senso crítico, trabalho em equipe e responsabilidade. Dentro dessa visão, este artigo apresenta um relato de experiência de como a robótica se enquadra como um instrumento efetivo na perspectivas da metodologias ativas para a educação.
Referências
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421-434, 2016.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
RIBEIRO, E.B. et al. in: Dimas. A. p. B.; Rocha, D.A. (Orgs). Neurociência, Educação e Metodologias ativas: um estudo de revisão. SENPEX. p. 878 -891, 2018.
SCHUHMACHER, E. et al. Ensino de robótica educacional livre como metodologia ativa para a promoção da aprendizagem significativa em ciências e tecnologias.