A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas

  • Maria Aparecida de Faria da Silva PMVV
  • Márcia Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


A escola contemporânea tem diante de si um grande dilema: Como promover um de método ensino motivador e relevante ao processo de aprendizagem? Como tornar os alunos agentes do próprio desenvolvimento? Diante dessa realidade, destacamos a Robótica Educacional como um instrumento que oferece várias possibilidades para potencializar e facilitar o processo de aprendizagem. Ela pode permear a interdisciplinaridade de forma atrativa, facilitando a compreensão de diferentes conhecimentos, alinhando a teoria e a prática. Dessa forma, os alunos participam ativamente nas etapas de criação de um robô (idealização, montagem e programação) e nesse processo eles vão desenvolvendo habilidades como: colaboração, criatividade, autonomia, senso crítico, trabalho em equipe e responsabilidade. Dentro dessa visão, este artigo apresenta um relato de experiência de como a robótica se enquadra como um instrumento efetivo na perspectivas da metodologias ativas para a educação.

Referências

CAMBRUZZI, Eduardo; DE SOUZA, Rosemberg Mendes. Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: Aplicação e análise. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 21. 2015.

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421-434, 2016.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

RIBEIRO, E.B. et al. in: Dimas. A. p. B.; Rocha, D.A. (Orgs). Neurociência, Educação e Metodologias ativas: um estudo de revisão. SENPEX. p. 878 -891, 2018.

SCHUHMACHER, E. et al. Ensino de robótica educacional livre como metodologia ativa para a promoção da aprendizagem significativa em ciências e tecnologias.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Maria Aparecida de Faria da; OLIVEIRA, Márcia. A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1289-1293. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289.