Desenvolvendo Competências de Trabalho para o Século 21 por meio de Jogos Eletrônicos: um relato de experiência

  • Leonardo Araújo Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti
  • Renata Homem de Mello Universidade Metodista de São Paulo

Resumo


Este artigo relata a aplicação de uma prática escolar com a utilização de jogos eletrônicos de simulação e estratégia. O objetivo é apresentar a possibilidade de se trabalhar o desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais exigidas para o profissional do século 21. A aplicação ocorreu com 76 estudantes de nível médio/técnico em uma escola pública estadual. Mais de 65% destes estudantes conseguiram assimilar, de forma satisfatória, os conceitos teóricos de maneira prática.

Referências

Baladez, F. (2009) "O passado, o presente e o futuro dos simuladores". In Fasci-Tech, v.1, n.1.

Brandão, L. O.; Félix, I. M.; Brandão, A. A. F.; Pereira, P. A. (2018). "Ensinando com jogos ou jogando com o ensino: a visão da comunidade brasileira de Informática na Educação sobre jogos no ensino de matemática". In Anais do XXIX SBIE, p. 742.

Brasil, Ministério da Educação. (2018) "Base Nacional Comum Curricular", http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Junho.

European Commission (2004). "Key Competences for Lifelong Learning: a European Reference Framework Directorate-General for Education and Culture", http://europa.eu.int/comm/education/policies/2010/doc/basicframe.pdf, Junho.

Hochsprung, J. e Cruz, D. M. (2017) "Jogos digitias/eletrônicos em sala de aula: uma revisão sistemática". In Proceedings os SBGames.

Rocha Sobrinho, F. e Porto, J. B. (2012) "Bem-estar no trabalho: um estudo sobre suas relações com clima social, coping e variáveis demográficas". In Journal of Contemporany Administration, v.16, n.2.

Roldão, M. C. (2009) "O lugar das competências no currículo - ou o currículo enquanto lugar das competências". In EMP, v.11, n.3.

Sá, P. e Paixão, F. (2013) "Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspectiva integrada e sistêmica". In Rev. Port. de Educação, vol.26, n.1, Braga.

Soffner, R. K. (2014) "Competências do século 21". In Debate em Educação, v.4, n,1.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Leonardo; MELLO, Renata Homem de. Desenvolvendo Competências de Trabalho para o Século 21 por meio de Jogos Eletrônicos: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1294-1298. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1294.