PROSSIGA:Auxiliando o Aprendizado de Programação com o Uso da Robótica

  • Carlos Lopes Universidade Federal de Uberlândia
  • Ygor Neves Universidade Federal de Uberlândia
  • Arthur Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Artur Servian Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Branquinho Universidade Federal de Uberlândia

Resumo


Em disciplinas introdutórias de programação os alunos sentem uma grande dificuldade em entender os conceitos e a lógica da programação, o que leva a reprovações ou trancamentos na disciplina e até mesmo na desistência do curso. Neste artigo descrevemos uma abordagem baseada no uso de robótica para mitigar as dificuldades anteriormente mencionadas. Apesar de existirem diversas propostas que fazem uso de robótica para auxiliar o aluno no aprendizado de programação poucas mostram detalhamento e rigor com relação aos resultados obtidos. Em função disto desenvolvemos nossa proposta voltada ao ensino de programação para a educação superior. Os resultados obtidos foram bons, mas certas fragilidades detectadas devem ser superadas para que melhores resultados possam ser obtidos futuramente.

Referências

Forbellone, A. e Eberspächer, H. (2005). Lógica de Programação : a construção de algoritmos e estruturas de dados. Pearson Prentice Hall.

Lego (2019). Lego mindstorms. Disponível em http://mindstorms.lego.com/enus/Default.aspx. Último acesso em 10/06/2019.

Mattos, S. D. G., de Oliveira, V. M., Soares, L. B., de Aguiar, Y. Q., e Maciel, B. K. (2015). Introdução à robótica e estímulo à lógica de programação no ensino básico utilizando o kit educativo lego R mindstorms. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Neto, R. P. B., Santana, A. M., Rocha, D. P., e Souza, A. (2015). Robotica na educação: Uma revisão sistemática dos Últimos 10 anos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE.

Perez, S. R., Gold-Veerkamp, C., Abke, J., e Borgeest, K. (2015). A new didactic method for programming in c for freshmen students using lego mindstorms ev3. Proceedings of 2015 International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL).

Santos, R. e Costa, H. (2006). Análise de metodologias e ambientes de ensino para algoritmos, estruturas de dados e programação aos iniciantes em computação e informática. INFOCOMP.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Carlos; NEVES, Ygor; BORGES, Arthur; SERVIAN, Artur; BRANQUINHO, Paulo. PROSSIGA:Auxiliando o Aprendizado de Programação com o Uso da Robótica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1314-1318. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1314.