Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC
Resumo
Este trabalho se propôs a construir um instrumento de avaliação de software educativo, priorizando quatro dimensões: As Competências Gerais do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); As Competências e Habilidades específicas para a área de matemática (BNCC); Pedagógica; e, Técnica. Sendo as dimensões pedagógica e técnica adaptadas do instrumento de Silva (2012). Sua aplicação consistiu num plano de aula guiado, cujo principal objetivo foi permitir que o docente/mediador reflita sobre o processo de ensino-aprendizado atrelado à problemática e aos objetivos de conteúdo e habilidades a serem desenvolvidos. Percebeu-se que, com objetivos de aprendizagem bem definidos, o uso do software educativo amplia as possibilidades educativas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em: 30/11/2018.
Dall'asta, Rosana J. A transposição didática no software educacional. Passo Fundo: UPF, 2004.
Gomes A. S., Castro Filho J. A., Gitirana V., Spinillo A., Alves M., Melo M., Ximenes J.: Avaliação de software educativo para o ensino de matemática, WIE’2002, Florianópolis (SC).
Likert, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932.
Oliveira, Celina C. da; Costa, José W. da & Moreira, Mércia. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.
Prado, T. P. Tinkercad: ferramenta online e gratuita de simulação de circuitos elétricos.Disponível em: <https://www.embarcados.com.br/tinkercad/>. Acesso em: 19/04/2018.
Prancha Fácil. Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistida da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ NCE. Disponível em: <https://sites.google.com/a/nce.ufrj.br/prancha-facil/download>. Acesso em: 03/12/2018.
Silva, A.C.B. Softwares Educativos: critérios de Avaliação a partir dos discursos da Interface, da Esfera Comunicativa e do Objeto de Ensino. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Educação. Centro de Educação. Recife, 2012.
Stella, A.L. et al. BNCC e a Cultura Maker: uma aproximação na área da matemática para o ensino fundamental. UNICAMP, SP, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/331097052_BNCC_E_A_CULTURA_MAKER_UMA_APROXIMACAO_NA_AREA_DA_MATEMATICA_PARA_O_ENSINO_FUNDAMENTAL>. Acesso em: 03/12/2018.
Zardini, Adriana Sales. Software educativo para ensino de inglês: análise e considerações sobre seu uso. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: CEFET, 2009.