Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC

  • Laís Michelle de Souza Araújo Bandeira Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo UFRN
  • Fernando Lucas de Oliveira Farias Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Alyana Barros IFRN
  • Janice França de Queiroz UFRN
  • Isabel Nunes UFRN
  • Luiz Guedes UFRN

Resumo


Este trabalho se propôs a construir um instrumento de avaliação de software educativo, priorizando quatro dimensões: As Competências Gerais do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); As Competências e Habilidades específicas para a área de matemática (BNCC); Pedagógica; e, Técnica. Sendo as dimensões pedagógica e técnica adaptadas do instrumento de Silva (2012). Sua aplicação consistiu num plano de aula guiado, cujo principal objetivo foi permitir que o docente/mediador reflita sobre o processo de ensino-aprendizado atrelado à problemática e aos objetivos de conteúdo e habilidades a serem desenvolvidos. Percebeu-se que, com objetivos de aprendizagem bem definidos, o uso do software educativo amplia as possibilidades educativas.

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Publicado
11/11/2019
BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo; ARAÚJO, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; BARROS, Alyana; QUEIROZ, Janice França de; NUNES, Isabel; GUEDES, Luiz. Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1324-1328. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1324.