Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch

  • Fernando Lucas de Oliveira Farias Instituto Metrópole Digital/UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Juliana Oliveira Instituto Metrópole Digital
  • Charles Madeira UFRN
  • André Campos UFRN

Resumo


A educação financeira - EF como tema transversal obrigatório previsto na BNCC, tem como objetivo proporcionar ao estudante, desde cedo, o desenvolvimento de habilidades relacionadas a bons hábitos de consumo e planejamento financeiro, sendo um desafio a prática docente sua integração com as demais disciplinas do currículo. Neste contexto, o “Finance Math Game” surge como proposta lúdica interdisciplinar para ensino de EF com Scratch. A metodologia utilizada na condução do experimento é norteada pelo Design Thinking. Os resultados obtidos na fase de imersão inicial e avaliação de reação indicam que a proposta é capaz de estabelecer relações entre as dinâmicas do curso técnico de Lazer com os conhecimentos sobre EF, utilizando o pensamento computacional e Scratch como tecnologia potencializadora.

Referências

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 06 nov. 2018.

Lima, R. R.; Santos, M. B. (2014). Angry Birds no mundo das Funções Afim e Quadrática – Aprendendo Matemática com Scratch. Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Universidade Federal do Pampa. Rio Grande do Sul: Bagé, 2014.

Muniz Junior, I. (2010). Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. OCDE. Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (2004). OECD’s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social.

Velazques, N. F. et al (2015). Novice Programmers Talking about Projects: What Automated Text Analysis Reveals about Online Scratch Users’ Comments.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; MELO, Elvis; OLIVEIRA, Juliana; MADEIRA, Charles; CAMPOS, André. Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1359-1363. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1359.