Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch
Resumo
A educação financeira - EF como tema transversal obrigatório previsto na BNCC, tem como objetivo proporcionar ao estudante, desde cedo, o desenvolvimento de habilidades relacionadas a bons hábitos de consumo e planejamento financeiro, sendo um desafio a prática docente sua integração com as demais disciplinas do currículo. Neste contexto, o “Finance Math Game” surge como proposta lúdica interdisciplinar para ensino de EF com Scratch. A metodologia utilizada na condução do experimento é norteada pelo Design Thinking. Os resultados obtidos na fase de imersão inicial e avaliação de reação indicam que a proposta é capaz de estabelecer relações entre as dinâmicas do curso técnico de Lazer com os conhecimentos sobre EF, utilizando o pensamento computacional e Scratch como tecnologia potencializadora.
Referências
Lima, R. R.; Santos, M. B. (2014). Angry Birds no mundo das Funções Afim e Quadrática – Aprendendo Matemática com Scratch. Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Universidade Federal do Pampa. Rio Grande do Sul: Bagé, 2014.
Muniz Junior, I. (2010). Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. OCDE. Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (2004). OECD’s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social.
Velazques, N. F. et al (2015). Novice Programmers Talking about Projects: What Automated Text Analysis Reveals about Online Scratch Users’ Comments.