PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma estratégia de ensino e promoção da cidadania na educação básica indígena utilizando robótica livre e lógica de programação Scratch

  • Plácido Segundo IFMA
  • Mysael Carvalho IFMA
  • Osias Santos IFMA
  • Bruno Serejo IFMA
  • Joao Otavio Bandeira Diniz IFMA
  • Neilson Ribeiro IFMA

Resumo


A inclusão de fundamentos de Ciência da Computação para educação básica tem sido alvo de debates por pesquisadores e professores em busca de metodologias que possam assegurar a eficácia e a adequação ao perfil das crianças dentro desta faixa etária. Neste contexto, a robótica educacional vem se destacando dentro deste processo ensino-aprendizagem por promover uma interdisciplinaridade entre diferentes ́áreas do conhecimento, assim como incentivar o trabalho coletivo, representando inclusive um fator motivacional para os alunos. Este artigo relata a experiência vivenciada por alunos de uma pequena comunidade indígena localizada na cidade de Grajaú - MA, durante uma oficina que objetivou imergir estas crianças, com pouco ou nenhum contato com a programação ou a robótica, no contexto do pensamento computacional mediado por tecnologias facilitadoras integradas.

Referências

Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1464.

Da Cruz, M. K., Haetinger, W., Horn, F., de Carvalho, D. V., and Araujo, G. H. (2009). Controle de kit de robótica através de laboratório remoto pela internet: uma aplicação para a formação docente e para a educação básica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1.

Lux, B., Haetinger, W., Engelmann, E. H., Horn, F., and da Cruz, M. E. J. K. (2007). Formação prática do licenciando em computação para trabalho com robótica educativa. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1, pages 340–349.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B., and Eastmond, E. (2010). The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 10(4):16.

Oliveira, R. (2007). A robotica na aprendizagem da matematica: um estudo com alunos do 8o ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Matemática para o Ensino).

Santos, C. F. and de Menezes, C. S. (2005). A aprendizagem da física no ensino fundamental em um ambiente de robótica educacional. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Valente, J. A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Zilli, S. d. R. et al. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SEGUNDO, Plácido; CARVALHO, Mysael; SANTOS, Osias; SEREJO, Bruno; DINIZ, Joao Otavio Bandeira; RIBEIRO, Neilson. PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma estratégia de ensino e promoção da cidadania na educação básica indígena utilizando robótica livre e lógica de programação Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1374-1378. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1374.