Mapeamento sistemático sobre sistemas de apoio ao professor na autoavaliação de suas aulas presenciais
Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático com objetivo de identificar sistemas que deem suporte à autoavaliação de aulas presenciais para professores, correlacionado ao plano de aula. Além disso, dentre outros fatores, verificar quais são seus contextos de uso e quais são quais as formas de interação que eles trabalham. Como resultado, foi encontrado um estudo mediante critérios estabelecidos que retrate o plano de aula, mas que não aborda a autoavaliação. Assim, possibilitando a concepção e o desenvolvimento futuros de um sistema com as características procuradas.
Referências
Arksey, H. and O’Malley L. (2005) "Scoping studies: towards a methodological framework", International Journal of Social Research Methodology, vol. 8, 1, pages 19-32. DOI: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616.
Barbosa, F. K and de Oliveira, C. A. S. (2004) "SACAD - Sistema de avaliação, controle e apoio didático", UNILUS Ensino e Pesquisa, vol. 1, 1, pages 51-60. http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/1.
Bertolin, J. C. G. and de Marchi, A. C. B. (2010) "Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores", Avaliação da Educação Superior, vol. 15, 3, pages 131-146. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000300007.
Cassettari, N. (2017) "Avaliação de professores: relato da construção de uma proposta", Cadernos de Pequisa, vol. 47, 165, pages 1070-1090. DOI: 10.1590/198053143944.
Cooper, I. D. (2016) "What is a mapping study?", J Med Lib Assoc, vol. 104, 1, pages 76-78. DOI: 10.3163/1536-5050.104.1.013.
Falbo, R. A. (2015) "Mapeamento Sistemático", https://www.inf.ufes.br/~falbo/files/MP/TP/Sobre_MS.pdf, January.
Gomes, A. S. et al. (2013) "Design of a Self-standing Multimedia Enriched Projector to enhance teaching experience in classroom in Brazilian public schools", Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 21, 1, pages 23-36. DOI: 10.5753/RBIE.2013.21.01.23.
Grohmann, M. Z. and Ramos, M. S. (2012) "Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração", Avaliação do Ensino Superior, vol. 17, 1, pages 65-86. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000100004.
Kitchenham, B. and Chaters, S. (2007) "Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering", Keele University and University of Durham. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.117.471.
Morgado, J. C. (2015) "La enseñanza universitária - El escenario y sus protagonistas", Educar em Revista, vol. 57, pages 293-301. DOI: 10.1590/0104-4060.42072.
Nunes, A. K. and Helfer, C. L. L. (2009) "Diagnóstico do desempenho na docência da graduação da UNISC", Avaliação da Educação Superior, vol. 14, 1, pages 169-183. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000100009.
Petticrew, M. and Roberts, H. (2006), Systematic Reviews in the Social Sciences, Blackwell Publishing Ltd., Oxford. DOI: 10.1002/9780470754887.
Rowe, D. E. O; Bastos, A. V. B. and Pinho, A. P. M. (2013) "Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do ensino superior no brasil", Organizações & Sociedade, vol. 20, 66, pages 501-522. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302013000300008.
Schewtschik, A. (2017) "O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem", Educere - XIII Congresso Nacional de Educação, p. 10661-10677.
Wohlin, C. et al. (2013) "On the reliability of mapping studies in software engineering", Journal of Systems and Software, vol. 86, 10, pages 2594-2610. DOI: 10.1016/j.jss.2013.04.076.
Xu X. and Wang Y. (2018) "Teaching performance evaluation in smart campus", IEEE Access, vol. 6, pages 77754-77766. DOI: 10.1109/ACCESS.2018.2884022.