Letramentos Digitais e Desenvolvimento do profissional da Área de Vestuário

  • Juliana Rangel de Pimentel Instituto Federal de Brasília
  • Raimundo Vasconcelos Instituto Federal de Brasilia
  • Veruska Machado Insituto Federal de Brasília

Resumo


O crescente uso educativo de softwares no ensino em geral bem como o enfoque educacional de tecnologias digitais tem se mostrado positivo na sala de aula. Neste sentido, este artigo tem por objetivo relatar a experiência da adoção do software AMCAP que permite o desenvolvimento da competência cognitiva relacionada ao reconhecimento das estruturas têxteis no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no componente curricular Materiais Têxteis e Produtos, do Curso Técnico em Vestuário localizado na cidade satélite de Taguatinga, em Brasília. Como resultados, verificou-se que o uso das TDICs impactou positivamente para resolução de problemas por parte dos estudantes.

Referências

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede. 2006. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/marcelobuzato.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

MÉLIO, D. E de.; OLIVEIRA, A. X de. Os Artefatos Digitais na Educação Superior: possibilidades didáticas para o ensino de conceitos científicos à luz da teoria histórico-cultural, cap. 1 do livro Metodologias Pedagógicas Inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba: Editora IFPR, 2018. v.2. p. 12. ISBN: 978-85-54373-03-0.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 11-72.

OECD. Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC). Disponível em: https://www.oecd.org/skills/piaac/. Acesso em: 13 jul. 2019.

SETEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 12 jul. 2019.
Publicado
11/11/2019
PIMENTEL, Juliana Rangel de; VASCONCELOS, Raimundo; MACHADO, Veruska. Letramentos Digitais e Desenvolvimento do profissional da Área de Vestuário. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1389-1393. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1389.