Letramentos Digitais e Desenvolvimento do profissional da Área de Vestuário
Resumo
O crescente uso educativo de softwares no ensino em geral bem como o enfoque educacional de tecnologias digitais tem se mostrado positivo na sala de aula. Neste sentido, este artigo tem por objetivo relatar a experiência da adoção do software AMCAP que permite o desenvolvimento da competência cognitiva relacionada ao reconhecimento das estruturas têxteis no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no componente curricular Materiais Têxteis e Produtos, do Curso Técnico em Vestuário localizado na cidade satélite de Taguatinga, em Brasília. Como resultados, verificou-se que o uso das TDICs impactou positivamente para resolução de problemas por parte dos estudantes.
Referências
MÉLIO, D. E de.; OLIVEIRA, A. X de. Os Artefatos Digitais na Educação Superior: possibilidades didáticas para o ensino de conceitos científicos à luz da teoria histórico-cultural, cap. 1 do livro Metodologias Pedagógicas Inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba: Editora IFPR, 2018. v.2. p. 12. ISBN: 978-85-54373-03-0.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 11-72.
OECD. Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC). Disponível em: https://www.oecd.org/skills/piaac/. Acesso em: 13 jul. 2019.
SETEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 12 jul. 2019.