Estratégias no uso de Tecnologias Digitais de Informática e Comunicação (TDICs) e as práticas de ensino supervisionadas
Resumo
As dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet vem sendo projetadas visando mudanças na educação. Sendo assim, existe a real necessidade de profissionalização de professores para o uso das tecnologias nesta nova cultura escolar. O uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Educação (TDICs) podem melhorar a ação pedagógica, já que inserem novos dispositivos que facilitam e dinamizam o processo de ensino aprendizagem. Com o objetivo de compreender a importância das TDICs na formação dos professores, o artigo apresenta algumas questões que visam discutir a relação entre a formação docente e o uso das TDICs como estratégia de ensino. Os resultados obtidos a partir da definições da questões de pesquisa indicam que as TDICs não apenas dinamizam a prática pedagógica como também favorecem novas perspectivas para a construção de conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem tanto na formação dos docente quanto no crescimento intelectual dos discentes.
Referências
Monteiro, J., Pires, G., Lima, D., Rego, L., and Maia, D. (2015). Formação inicial docente para as tdic: Análise a partir do curso de pedagogia do campus central da ufrn. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 21, pages 454–465.
Nicolau, R., Pessoa, G., and Costa, F. (2018). Que professor teremos na escola brasileira: nativo, imigrante ou e-migrante digital? In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 558.
Nunes, L. L. d. S. T., da Rosa, L. Q., de Souza, M. V., and Spanhol, F. J. (2017). Educação em rede: tendências tecnológicas e pedagágicas na sociedade em rede. EmRede-Revista de Educação a Distância, 3(2):197–212.
Pereira, J. and Goncalves, M. R. B. (2017). Tecnologias digitais da informação e comunicação na extensão universitária: Projeto redação enem. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 98.
Xavier, A. C. (2013). Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporanea. Revista (Con) textos Linguísticos, 7(8.1):42–61.