Gamificação como aliada na Educação Empreendedora

  • Esteic Janaina Santos Batista IFMS
  • Renato Massao Shiwa IFMS
  • Lin Ming Feng IFMS

Resumo


Este trabalho apresenta uma ferramenta web gamificada para auxílio no ensino-aprendizagem de Empreendedorismo. Nomeada como InovaEdu, ela auxilia o estudante na estruturação e organização de sonhos, criação do modelo e plano de negócio, além de simular investimentos para o negócio fictício de um grupo de estudantes. Na aplicação, estudantes e professores, desempenham papéis de personagens como: investidor, consultor, agência classificadora de risco. O objetivo da ferramenta é tornar as aulas de Empreendedorismo dinâmicas, divertidas e com experiências práticas, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, organização, responsabilidade, liderança, persistência, além de várias outras proporcionadas por uma educação empreendedora, que são necessárias não apenas para a criação de um negócio, mas para a vida.

Referências

Biagio, L. A. (2013). Como elaborar o plano de negócios, volume 2. Editora Manole.

Dolabela, F. and Filion, L. J. (2014). Fazendo revolução no brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2(3):134–181.

Fardo, M. L. (2013). A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, 11(1).

Juca, P. and Rolim, G. (2013). Gamificação na disciplina de empreendedorismo. In XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI) do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Maceió, Brasil, SBC, pages 444–449.

Juca, P. M. and ROLIM, G. (2014). Aplicação da gamificação na disciplina de empreendedorismo. In XXII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2014).

Souza, S. A. (2012). A introdução do empreendedorismo na educação brasileira: primeiras considerações. Educação & Linguagem, 15(26):77–94.
Publicado
11/11/2019
BATISTA, Esteic Janaina Santos; SHIWA, Renato Massao; FENG, Lin Ming. Gamificação como aliada na Educação Empreendedora. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1489-1493. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1489.