Avaliação das Ferramentas Utilizadas em um Curso de Programação para Crianças: Percepções dos Alunos e seus Instrutores

  • Caio Cafiero Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Victor Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaina Gomide Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar ferramentas voltadas ao ensino de programação para crianças sob a perspectiva de instrutores e alunos. Cinco ferramentas diferentes, que abordam linguagem escrita e em blocos, foram utilizadas por quarenta crianças. A avaliação das plataformas educacionais foi composta por três aspectos: inspeção das ferramentas para verificar sua adequação às boas práticas de softwares educacionais, depoimento dos instrutores sobre a experiência de ensino e relato das crianças quanto ao uso de cada ferramenta. Observou-se que enquanto algumas plataformas tiveram excelente aceitação, outras geraram divergências na avaliação dos monitores e alunos.

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Publicado
28/10/2018
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CAFIERO, Caio; PINHEIRO, João Victor; GOMIDE, Janaina. Avaliação das Ferramentas Utilizadas em um Curso de Programação para Crianças: Percepções dos Alunos e seus Instrutores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.51.