Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: Fomentando o exercício responsável da liberdade

  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • Julia Metzger Universidade do Vale do Itajaí
  • Elieser Ademir de Jesus Universidade do Vale do Itajaí
  • Ivan Dias de Jesus Filho Universidade do Vale do Itajaí
  • Larissa Cucco Universidade do Vale do Itajai

Resumo


O movimento Maker, em uma abordagem construcionista, se baseia na realização de projetos práticos e experimentação, apostando no protagonismo do estudante. Trazer esta abordagem para o currículo de escolas representa um desafio. Este artigo relata o processo de implantação e as vivências ao longo de 1,5 anos de uma disciplina Maker que vem atendendo 150 estudantes em uma escola de Educação Básica. O artigo enfatiza as decisões referentes à organização, à evolução da proposta pedagógica e estratégias utilizadas, bem como discute as dificuldades e problemas enfrentados. Ao fomentar a liberdade e protagonismo do estudante, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades não trabalhadas no ensino tradicional, o Maker representa um caminho possível para repensar o sistema escolar vigente.

Referências


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Publicado
28/10/2018
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RAABE, André; METZGER, Julia; JESUS, Elieser Ademir de; FILHO, Ivan Dias de Jesus; CUCCO, Larissa. Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: Fomentando o exercício responsável da liberdade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 137-146. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.137.