Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: Fomentando o exercício responsável da liberdade
Resumo
O movimento Maker, em uma abordagem construcionista, se baseia na realização de projetos práticos e experimentação, apostando no protagonismo do estudante. Trazer esta abordagem para o currículo de escolas representa um desafio. Este artigo relata o processo de implantação e as vivências ao longo de 1,5 anos de uma disciplina Maker que vem atendendo 150 estudantes em uma escola de Educação Básica. O artigo enfatiza as decisões referentes à organização, à evolução da proposta pedagógica e estratégias utilizadas, bem como discute as dificuldades e problemas enfrentados. Ao fomentar a liberdade e protagonismo do estudante, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades não trabalhadas no ensino tradicional, o Maker representa um caminho possível para repensar o sistema escolar vigente.Referências
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Publicado
28/10/2018
Como Citar
RAABE, André; METZGER, Julia; JESUS, Elieser Ademir de; FILHO, Ivan Dias de Jesus; CUCCO, Larissa.
Movimento Maker e Construcionismo na Educação Básica: Fomentando o exercício responsável da liberdade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
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p. 137-146.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.137.